dificuldade normal é o nível de dificuldade padrão. Todos os outros níveis de dificuldade são modificados em relação à dificuldade normal . Jogadores e inimigos todas as unidades funcionais de acordo com as suas estatísticas reais sem modificadores . Este nível de dificuldade é projetado para um jogador de habilidade média deve ser capaz de vencer a campanha.
Fácil
A dificuldade Fácil em " Halo Wars " funciona de forma bem diferente outros jogos da série . A principal diferença é que os inimigos têm significativamente menos proteção e saúde , tornando-os mais fáceis de matar. Armas inimigas também fazer menos danos. Em "Halo 3" e " Halo: ODST ", você não pode ganhar a maioria das realizações ou itens desbloqueáveis , enquanto na dificuldade Easy. " Halo Wars " não segue esta regra. Você pode ganhar cada conquista não especificamente restrito aos níveis de dificuldade Heroic ou Legendary e encontrar todos os itens desbloqueáveis ao jogar no Easy. Não há redução de pontuação para estar em fácil, o que o torna o melhor nível de dificuldade para obter altas pontuações.
Heroic
Heroic é um pouco mais difícil do que o nível de dificuldade normal. A mudança mais notável é inimigos podem tomar mais danos e fazer mais danos. Ao contrário de "Halo 3" e " Halo: ODST ", não há nenhuma pontuação bônus para jogar em Heroic . Algumas conquistas que você só pode ganhar ao jogar no Heroic . Este nível de dificuldade é projetado para ser superável no play-through pela primeira vez por um jogador de habilidade acima da média.
Legendary
Legendary é o nível de dificuldade mais difícil " Halo Wars . " As unidades de bônus de inimigo começa a saúde e danos é ainda maior . A seleção desta nível de dificuldade também faz com que os inimigos adicionais para desovar , incluindo máscaras e mega torres, que normalmente não aparecem na maioria das missões . O AI é mais agressivo , atacando muito mais cedo do que o normal . Há várias conquistas que você só pode ganhar por vencer o jogo no Legendary. Não há pontuação bônus para jogar no Legendary.