O sistema de nivelamento em Dragon Quest VIII é diferente de outros jogos similares. Existe um sistema de base de nível tradicional . Se você ganhar o suficiente pontos de experiência de lutas, o seu nível vai aumentar. Estatísticas do personagem aumentar e , ocasionalmente, o personagem aprende uma nova magia a cada nível para cima. Além disso , existe um sistema de habilidade . O personagem ganha pontos de habilidade em cada nível até que pode ser colocado em cinco habilidades diferentes. Essas habilidades conceder magias e melhorar a capacidade do personagem com um determinado tipo de arma. A maioria das magias do personagem são obtidos através de habilidades , não nivelamento por cima .
Escolhendo Habilidades
É possível nivelar toda sua habilidade ao máximo de 100 por cada personagem, mas isso requer um item de agricultura raramente caiu . Isto também pode ser alcançado , perto do final do jogo . Concentrando-se em duas ou três habilidades é o melhor curso de ação. A quinta habilidade para cada personagem ( coragem , humanidade, apelo sexual e Carisma ) é a única habilidade que é sempre útil , independentemente do que arma é equipada. Dá uma variedade de magias diferentes. Esta habilidade é uma escolha sólida para se concentrar. Cada habilidade de arma , incluindo Fisticuffs , é uma opção viável . Alguns têm habilidades que são mais úteis em determinadas situações, mas você não vai aleijar um personagem baseado na arma que você decide focar.
Encontros aleatórios
Dragon Quest VIII tem uma taxa de encontro aleatório muito alto. Yangus também aprende uma habilidade chamada Whistle quando sua habilidade Humanidade atinge 4 . Essa habilidade permite que você comece a qualquer momento encontro aleatório que é utilizado. A experiência adquirida em cada um desses encontros aleatórios muito rapidamente cai para quase nada. Nivelamento Coragem habilidade do herói para 28 pode economizar muito tempo e esforço. O herói ganha uma habilidade chamada Proteção Santo. Quando essa habilidade é usada a partir do menu , ele pára de qualquer encontro aleatório iniciada por um inimigo que é um nível inferior ao seu partido. Mantendo essa habilidade ativa irá diminuir consideravelmente o tempo e aborrecimento que encontros aleatórios contra adversários fracos causaria.