O Nintendo Wii tem um sistema operacional de todos os seus próprios com um sistema que permite ao usuário adicionar diversas aplicações plug-in chamado "canais ". Canais só pode ser baixado e instalado através do canal " Wii Shop" , que é operado e executado exclusivamente pela Nintendo . Com este tipo de sistema , a Nintendo mantém os usuários seguros , mantendo o controle de tudo o que pode ser baixado para o sistema.
Segurança do Navegador
Um dos canais para download é o aplicativo " navegador de Internet " criado pelo Opera, do mesmo produtor aplicativo do navegador conhecido para computadores pessoais. O navegador Opera para o Wii permite aos usuários navegar na web, mas não permite que os arquivos sejam baixados diretamente para o sistema. Essa garantia significa que um site malicioso não seria capaz de fazer download de conteúdo automaticamente para o seu Wii sem o seu conhecimento . O sistema Wii não permite qualquer upload ou download de arquivos a menos que exigido por aprovação da Nintendo. Symantec , a empresa que criou o Norton Anti -Virus , fez nota em um relatório de 2007 que, embora o Wii é um sistema bastante seguro , ainda é vulnerável a ataques de phishing , como o navegador Opera para Wii não suporta qualquer software anti -phishing dentro seu sistema .
Proprietary software
Outra razão que a obtenção de um vírus em um Nintendo Wii não é provável é o fato de que o Wii é executado em seu próprio software específico . A maioria dos vírus ou outro software malicioso é criado especificamente para um determinado sistema operacional. Uma vez que mais pessoas no mundo usa o Microsoft Windows , a maioria dos vírus são criados visando aos usuários , devido ao Windows ' popularidade. Um vírus criado para computadores Windows não iria funcionar no software do sistema Wii. Criando um vírus especificamente para o Wii não é apenas demorado, mas também tem pouco incentivo devido a como poucas pessoas o vírus afetaria .
Vulnerabilidades
Apesar da fato de que o Wii tem algumas maneiras de se proteger contra ataques maliciosos , ele ainda tem alguns aspectos a serem exploradas . Como o relatório da Symantec , em 2007, disse : "A Symantec foi recentemente usando o Nintendo Wii para demonstrar que as vulnerabilidades que existem em uma plataforma é muito provável que existe até certo ponto em outras plataformas , como consolas de jogos Nossa Security Response Equipe de Operações identificadas . que havia uma vulnerabilidade no Adobe flash Player na plataforma Windows . então eles demonstraram que ele trabalhou no Macintosh, e, finalmente, eles tentaram isso com o Wii também e descobrimos que o Wii foi tão suscetíveis à mesma vulnerabilidade . " Este relatório mostra que, embora o Wii tenha implementado a segurança em seu próprio sistema deve tomar medidas contra ameaças de terceiros e vulnerabilidades do Adobe Flash Player no futuro.
Hacking Testes
em 2009, um grupo de hackers assumiu o desafio de invadir o sistema de um software Wii e fez algumas descobertas . O primeiro era um chip processador de indocumentados que era tão secreto que até mesmo alguns desenvolvedores de Wii não sabia o seu papel na segurança Wii, um grave mais em manter os hackers afastados . Para manter a pirataria na baía Nintendo também lançou patches para o seu actual sistema de compra de jogos legalmente funcionando perfeitamente bem . Finalmente , verificou-se que a reprodução de DVD foi desativado no sistema Wii , mas está disponível para ativar , ainda que levantou a questão com a Nintendo , o Wii ainda tem que ver a reprodução de DVD habilitado. Os testes de hacking provou que a Nintendo tem não só o pensamento de segurança do sistema , mas fez -lhe uma prioridade para manter os usuários seguros , bem como o seu software, como deveria ser .