Enquanto você pode mover Spyro praticamente qualquer lugar nos níveis via corrida , asa-delta ou saltar, a exploração é apenas um extra , em vez de o foco do jogo. Ambos os jogos Spyro sobre o Wii tem jogabilidade linear , embora possam parecer ser muito aberto. Mantenha-se atento para as saídas de nível , porque você não será capaz de concluir qualquer nível e avançar para o próximo , a menos que você saia no lugar apropriado .
Estratégia
Ataque
Spyro começa cada jogo com muito poucos ataques em seu arsenal , mas vai ganhar novas habilidades à medida que avança através dos estágios do jogo. Cauda ataque de Spyro é " seu movimento de combate básico, " de acordo com Jogo Spot. Este é o ataque que você vai precisar usar muitas vezes nos estágios iniciais , pelo menos até você ter desbloqueado outras habilidades . "Dragon Time", encontrado em " The Eternal Night", é a capacidade de retardar o tempo para um breve período . Isso é útil tanto para combater inimigos e resolver quebra-cabeças cronometrados. Em "Dawn of the Dragon ", Spyro the Dragon tem Cynder como um parceiro ao longo do jogo . Você pode alternar entre controlar os dois personagens à vontade. Escolha Spyro quando você precisa de ataques mais poderosos e Cynder quando você precisa de um movimento mais rápido .
Saltos e Flying
Em " The Eternal Night", saltos duplos são introduzido . Embora esse recurso jogabilidade pode ser muito útil para se mover entre áreas e pulando em cima de inimigos , pode ser difícil de dominar . Precisamente vez que o botão de imprensa : Espere uma batida rápida após o primeiro salto é executado, em seguida, pressione o botão novamente. Se você pressionar o botão tarde demais , você vai rapidamente voltar à Terra . Spyro pode pairar no " The Eternal Night ", mas ele não pode permanecer no ar por longos períodos. Para pairar por tanto tempo quanto possível , não mudar de direção até que você tem que , à medida que começa a sua descida até o chão.
"Dawn of the Dragon ", Spyro ganha a habilidade de voar, uma versão expandida de sua capacidade de foco dos jogos anteriores Spyro . Spyro pode voar em qualquer direção por um período indefinido de tempo, um método útil de cobrir grandes distâncias rapidamente . No entanto, rajadas aleatórias de vento pode derrubar Spyro volta para o chão , por isso não é possível voar por todo o jogo.