Em 1974, & quot ; Maze War & quot; e? Spasim & quot; (abreviação de Simulação Espacial ), ambos começaram a experimentação precoce em jogos 3D. In & quot; Spasim & quot; você voou entre as redes de espaço e viu outros jogadores que voam ao redor também. & quot; Maze War & quot; definir a prioridade para todos os shooters em primeira pessoa que se seguiriam . In & quot; Labirinto Guerra, & quot; você pode mover para a frente, para trás, esquerda e direita e atirar. Tal como acontece com a maioria dos jogos de tiro subseqüentes, você ganha pontos por matar um inimigo e perdeu pontos por ser morto.
A década de 1980
Os anos 80 viram o surgimento de pseudo- 3D gráficos onde os programadores de jogos que usam tanto as projeções físicas gráficas para dar a ilusão de 3D ou usar ambientes de jogo 3D de base, limitado a um plano 2D . Pseudo- 3D também é conhecido como " dois e meio dimensional . O primeiro jogo 3D computador de casa foi lançado em 1981, chamado & quot; . 3D Monster Maze & quot;
3D Jogos de Corrida
Durante os anos 80 , jogos de corrida começou para usar uma visão da câmera à direita posicionada na traseira . Enquanto outras tecnologias 3D foram rápidos para avançar , em jogos de corrida este sistema sobreviveram muito tempo depois do final dos anos 90, mudar para 3D real como a vista privilegiada para o gênero. O primeiro exemplo disso foi Namco do & quot; . Pole Position & quot;
1990 e First Person Shooters
Primeira Pessoa foram constantemente reconstruindo as possibilidades da tecnologia 3D. & quot; Wolfenstein 3D & quot; Foi um dos primeiros jogos de vídeo para recurso de mapeamento de textura , onde texturas gráficas são enrolados em torno de objetos 3D . Durante meados dos anos 90 , 3dfx interativo introduzido placas gráficas baratos acelerador 3D. Jogos como o & quot; Quake, & quot ; e jogos subseqüentes usando o? Quake & quot; motor, foram os primeiros a tirar proveito desta nova tecnologia de fácil acesso .
a quinta geração de consolas de jogos
No final da década de 90, a quinta geração marcada o ponto de viragem para jogos - 3D real. Com o advento dos jogos , tais como? Super Mario 64 & quot; e? Sonic Adventure , & quot; todos os jogos de vídeo estavam se preparando para o mercado 3D que só tiro em primeira pessoa e jogos de condução tinha tentado antes. Esta mudança foi recebida com avanços tecnológicos e , em particular, de comutação de cartucho para disco no mercado de consoles domésticos . Isto permitiu muito maior, mundos totalmente em 3D, que ainda existem uma década depois.