Atari comercializados seu sistema de videogame como um sistema de computador programável que ofereceu " mais variações de jogos de vídeo do que qualquer outra pessoa. " Jogos para o Atari 2600 veio sob a forma de cartuchos ROM mutáveis . Antes do Atari 2600 , jogos de vídeo da casa de Atari foram integrados na consola de jogos , o que limitava o número de jogos que podem ser jogados . Com o Atari 2600 , o catálogo de jogos para jogar tornou-se praticamente ilimitadas. O cartucho foi realmente uma placa de circuito envolto em uma casca exterior de plástico rígido que foi facilmente inseridos pelo usuário no sistema de jogo. Muitos dos jogos eram versões caseiras de jogos de vídeo coin-op populares, como " Pac -Man" e "Space Invaders" ; outros eram jogos originais desenvolvidos apenas para o mercado de jogos em casa .
Processor
O Atari 2600 foi um videogame de 8 bits , com uma unidade de processamento central 6507 , ou CPU . A 6507 é uma versão mais pequena , menos potente do que o processador 6502 que foi utilizado em computadores pessoais nesse momento . O 6507 tinha apenas 13 pinos de memória para abordar , em comparação com os 28 pinos no chip do processador 6502 . Na época Atari começou a produção em 2600 , a memória era caro , portanto, usando um chip mais barato manteve o preço global para o sistema. A Atari distribuídos inicialmente por US $ 249 . O processador 6507 era relativamente barato, mas bem adequado para o sistema de videogame Atari 2600 , uma vez que a abundância de tempo de 8 KB de espaço processador foi considerado para um sistema de jogo . Na realidade apenas cerca de 50 por cento da CPU estava disponível para o jogo, devido aos recursos necessários para o slot de cartuchos de 24 pinos , por isso, o início dos anos 2600 jogos apenas usado 4 KB ou menos de espaço de processamento . Nos anos posteriores, uma solução foi encontrada que permitiu mais espaço a ser utilizado para jogos.
Mais especificações
O slot de cartucho foi memória apenas para leitura , ou " ROM " de acesso. Isso significava que o slot foi projetado para ler dados, mas não escrever nada . Não havia nenhuma maneira de salvar o seu jogo e voltar a ele mais tarde, o Atari 2600 A 2600 utilizados dois canais mono para saída de som. Com uma velocidade de clock de CPU de apenas 1,19 MHz, jogo em geral foi um pouco lento . Com uma velocidade de clock de gráficos 3.58MHz e apenas 128 cores disponíveis para os gráficos , jogos para o Atari 2600 tinha menos de gráficos impressionantes, pelos padrões de hoje .
Controladores eo jogo
dois controladores de joystick e dois controladores de remo tipicamente veio padrão com o início de Atari 2600 em anos posteriores clientes poderiam comprar outros tipos de controladores , incluindo um teclado , um trackball e um controlador de condução. Os primeiros 2.600 sistemas também veio junto com o jogo "Combat ". Sistemas posteriores incluíram " Pac -Man" como um jogo incluído . Uma característica interessante de muitos dos 2.600 títulos foi a capacidade de desempenhar diversas variações do jogo. Por exemplo, o jogo "Combat " teve 27 variações . Os usuários selecionados que jogo que queria jogar , empurrando o "select" interruptor no console. O Atari 2600 teve também um interruptor de nível de dificuldade. Os jogadores tinham a capacidade na maioria dos jogos para selecionar seu nível individual de dificuldade. Isso ajudou a nivelar o campo de jogo entre novatos e jogadores avançados .