defensivas power- ups são espalhadas em todos os níveis e deve ser utilizado imediatamente . O "Super Mushroom " permite que Mario de tomar uma batida extra antes de morrer. O " Cogumelo 1UP " fornece uma outra vida. O " Starman " power- up é o mais poderoso . O jogador que usa " Starman " tem invencibilidade completa por um breve tempo .
Ofensivo Power- Ups
"Fire Flower " concede Mario o poder de atirar bolas de fogo em inimigos e derrotar a maioria à distância. " A sapata do Kuribo " só é encontrada no nível 3 do mundo 5. Eles permitem Mario destruir os inimigos simplesmente andando por cima deles . O "Hammer Suit Irmão " dá Mario o poder de atirar martelos em inimigos assim como seus inimigos, o martelo Brothers.
Viagens Power- Ups
" Super Leaf " dá Mario um rabo de guaxinim. O jogador vestindo ele pode voar depois de encher um medidor na parte inferior da tela. "Magic Wing" é um limitado power-up que permite a Mario voar sem o medidor , e " Tanooki Suit " concede o mesmo impulso , além de ajudar o jogador esconder dos inimigos. " Suit Frog" faz níveis subaquáticos muito mais fácil de navegar , eliminando a necessidade de pressionar constantemente "B" a nadar.
Raros Power- Ups
Alguns power- ups conceder habilidades especiais além do padrão poderes defensivos, ofensivos , e viagens . O "Hammer " do " Boomerang Brothers" é a única maneira de destruir algumas pedras que bloqueiam algumas rotas do mapa. "Cloud da Jugem ", que só pode ser obtido por saltar sobre cloud " do Lakitu " , é usado para pular um nível. O "Magic Whistle " encontrado em mundos 1 e 2 pode se teletransportar para qualquer Mario novo mundo no mapa.