Você precisa magia branca para manter seu partido em forma de luta pela cura de danos de batalha e efeitos de status negativos, tais como Silêncio ou sono . Cure e derivados como Curaga são os feitiços básicos de saúde restaurador. Vida e Raise reviver seus membros mortos do partido na batalha. Esuna é um efeito de status feitiço de reversão. Magia branca curativa muitas vezes danos mortos-vivos inimigos. Vida ou outras magias revivificante normalmente causam morte instantânea para os mortos-vivos .
Black Magic
magia negra inclui todas as formas de magia ataque direto , que normalmente é mais eficaz do que físico ataques . Os diferentes magias preto cair em subtipos elementares ; Fogo, gelo e Parafuso /Trovão são os três mais comuns e, geralmente, o primeiro que você entrar no jogo . Cada um desses períodos , junto com outros, como a Terra /Quake , vento e água , é forte contra alguns alinhamentos e fraca para os outros , para fazer um jogo de elementais -papel-tesoura rock. Por exemplo, usando um feitiço de gelo em um inimigo alinhado ao fogo irá resultar em um aumento de danos; usando o mesmo feitiço em um inimigo de gelo cura -lo ou não faz nenhum dano. Relâmpago tende a funcionar melhor contra os inimigos mecânicos .
Estado Magia
Às vezes você precisa fazer um ataque indireto sobre o seu inimigo , em vez de lançar dano direto ao pontos de vida . Você também pode precisar de aumentar habilidades seus membros do partido . Este é o lugar onde a magia estatuto entra em jogo. Por exemplo, Silence torna alvos completamente incapaz de usar magia e habilidades especiais. Escuridão, por sua vez, remove visão, tornando-os incapazes ou menos propensos a se conectar com ataques físicos. Berserk /Fury, como outro exemplo, tem um efeito duplo: ele aumenta a força , mas diminui o percentual de acerto de ataques físicos. Se elenco em um membro do partido, Berserk retira o caráter de seu controle e faz com que ele para atacar de forma aleatória.
Um subconjunto de magia status, informalmente chamado Time magia , afeta a velocidade dos personagens. Magias como Haste, lenta e parar afetar quanto tempo leva para um personagem para agir após a entrada do comando . Por exemplo, faz com que a barra de Aceleração encher mais rápido após a ação , enquanto causas retardá-lo para ter mais tempo .
Chamar a mágica
Durante lutas contra chefes , talvez seja necessário para desencadear convocação magia se a batalha está indo contra você , ou se você só quer acabar com isso rapidamente. A convocação ir por vários nomes ao longo da série ; Final Fantasy 6 tiveram Espers , 7 tiveram Summons, 8 tinham Guardian Forces , e 10 tiveram Aeons . Chamar a mágica traz uma poderosa criatura ou espírito para o campo para desencadear sérios danos em seus inimigos ou curar ; algumas das magias mais espetaculares do " Final Fantasy " série são intimação como Ifrit , Ramuh , Odin e Bahamut .