Micro gagueira acontece quando o trabalho de produzir quadros de vídeo é dividido entre uma ou mais Unidades de Processamento Gráfico ( GPUs ) , usando um esquema chamado de renderização de quadros alternados , ou AFR . Em teoria , dois ou mais GPUs deve ser mais rápida do que um quando se trata de marcha para fora quadros . O problema surge na coordenação da produção entre as GPUs : cada GPU tem que terminar o quadro que está trabalhando em apenas após o quadro anterior tenha sido concluída pela outra GPU. Se isso não acontecer , o tempo entre os quadros que você vê na tela pode abrandar , mesmo que você tem bastante poder de processamento quadro no trabalho. Na verdade, o software de vídeo de benchmarking pode mostrar que você está recebendo , digamos, 60 quadros por segundo, enquanto o jogo parece que está rodando a 30 quadros por segundo.
Aspecto
Micro gagueira fará com que um jogo para ser executado lentamente ou de forma irregular. O movimento pode parecer congelar por um segundo. Muitas vezes, os períodos de movimento normalmente suave irá alternar com períodos de gagueira. Cenas que colocar um monte de pressão sobre os GPUs , como aquelas com folhagem ou outras texturas naturalistas , pode trazer em um ataque de micro gagueira.
Quais os sistemas mais afetados ?
Micro gagueira tem sido visto em praticamente todos os sistemas de vídeo que usam mais de uma GPU para renderizar frames. Dois dos sistemas mais populares afetados são NVIDIA SLI e ATI Crossfire . Para usar essas soluções de vídeo , o computador precisa ter uma placa-mãe especial que é configurado para permitir o compartilhamento de dados entre múltiplos GPUs.
Nem todos os jogos são afetados, e nem todo mundo usando múltiplas GPUs vídeo vai ver a gagueira. Sistemas de vídeo Single- GPU não são afetados.
Soluções possíveis
Uma série de soluções alternativas têm sido desenvolvidas para micro gagueira. Uma delas é simplesmente configurar o sistema para usar apenas uma das placas de vídeo - uma solução que irá eliminar definitivamente micro gagueira, mas também eliminar os benefícios de desempenho que você estava procurando quando você comprou o sistema. Outra é configurar o seu jogo para ser executado em renderização de quadros de divisão em vez de AFR . Essa correção elimina o problema de micro gagueira, mas pode criar divisões visuais no meio do quadro.
Uma terceira abordagem é configurar o jogo para rodar uma taxa de quadros por segundo (FPS ), que é mais rápido do que a velocidade com que seu monitor pode atualizar quadros. Portanto, se seu monitor tem uma taxa de atualização de 60 Hz, você deve definir o jogo a correr a 70 ou 80 FPS . Por excesso de dirigir o monitor , desta forma , você cria uma situação em que gagueja não pode ser visto pelo monitor.
Muitas vezes, atualização de drivers de vídeo pode também eliminar micro gagueira para alguns jogos . Verifique com o fabricante de sua placa-mãe ou de múltiplos GPU da placa de vídeo do sistema para certificar-se de que você tem os drivers mais recentes .
Futuro Fixes
Algumas das mais recentes placas de vídeo têm reduzido , embora não seja eliminada, o problema de gagueira . Os desenvolvedores de jogos também são mais experientes na criação de jogos para ambientes multi- GPU. Como a demanda por jogos realistas 3D continua a crescer , as plataformas multi-GPU de alta velocidade , sem dúvida, fazer um trabalho melhor de fazer micro gagueira uma ocorrência rara.