Aceitar que o fim do jogo é menos disponível para a memorização do que a abertura . Porque você não pode prever exatamente quais peças estarão na placa e onde , você não será capaz de memorizar a posição de estoque e movimentos. Em vez disso, entender que o fim do jogo é flexível e requer diferentes métodos de aprendizagem .
2
Perceba que , enquanto você não pode memorizar um monte de movimentos de finais , você pode aprender as estratégias para se mover entre os 4 ou 5 peças ( em vez de todos os 32 ) . Ao avaliar seus pontos fortes e valor de peças do seu oponente , você pode avaliar a situação e decidir o curso de ação a seguir.
3
Conheça suas peças mais fortes . Enquanto o bispo e cavaleiro são igualmente valorizados , saber qual você está mais confortável de usar. Se você pode manter , pelo menos, uma das suas peças mais fortes para o fim do jogo , você pode garantir uma vantagem distinta.
4
Manter a defesa de seu próprio rei o maior tempo possível . Especialmente se o seu adversário tem menos peças do que você faz para proteger o seu rei , não negligencie a sua própria defesa. No final, você pode exigir todas as suas peças , mas dar -se tempo para criar estratégias , preservando a sua própria estrutura defensiva o maior tempo possível .
5
pesquisa e prática casos especiais, como situações em que só pedaços são colocados uns contra os outros. Enquanto você não pode memorizar endgames inteiras , você pode aprender a tirar proveito de certas emparelhamentos.
6
Saiba como tirar vantagem de um peão no jogo final . Ao promover o peão é um grande objetivo que pode emprestar extrema vantagem , se você se concentrar toda a sua energia na promoção você pode realmente dar -se a vantagem antes de conseguir a promoção. Aprenda a usar o peão , tanto por promovê-lo , mantendo a sua defesa , bem como , utilizando-o como uma peça defensiva ou ofensiva em si .