O tabuleiro de xadrez , que possui 64 casas de cores alternadas , é essencialmente um campo de batalha para dois conjuntos de exércitos . Os exércitos são tradicionalmente divididos em pedaços 16 jogos brancos e negros , cada um com . Jogadores mover uma peça do jogo por turno. Se uma peça é movida para quadrado de um oponente, a peça do oponente é capturada e retirada do tabuleiro. A peça , em seguida, atacar ocupa a praça.
O objeto de xadrez é capturar o rei do adversário.
The Game Pieces
Cada jogador tem oito peões , dois cavalos, dois bispos, duas torres, uma rainha e um rei . Cada peça tem um conjunto diferente de regras em movimento. Não peça, exceto para o cavaleiro, pode saltar sobre outras peças em seu caminho.
Para a maior parte , o peão só é permitido para avançar na vertical, um quadrado de cada vez. Há duas exceções a essa regra . Primeiro, o peão pode mover um ou dois quadrados verticalmente na sua primeira vez, de acordo com a vontade do jogador. Em segundo lugar, o peão pode capturar uma peça do adversário apenas movendo um quadrado na diagonal. Ele não pode capturar uma peça diretamente na frente dele . Apesar de ser a peça mais fraca no tabuleiro, um peão não é sem mérito. Ele pode ser usado para proteger de nível superior pedaços, e ele pode ser promovido a rainha (ou qualquer outra peça do jogo , exceto para um rei ), se atinge a última linha do lado oposto do tabuleiro .
o cavaleiro tem um padrão de movimento um pouco incomum . Ele cria um formato de L , movendo-se dois quadrados verticalmente , em seguida, um quadrado horizontalmente ou vice- versa. O cavalo é a única peça do jogo que pode saltar sobre outras peças em seu caminho , embora não possa capturar todos os pedaços pelo caminho. A peça do oponente deve estar ocupando o quadrado final do "L" para que o cavaleiro para capturá-lo .
O bispo pode mover-se na diagonal, para trás e para a frente, através de quantas casas o jogador escolhe .
a torre pode mover verticalmente ou horizontalmente , tanto para trás e para a frente , do outro lado quantas casas o jogador escolhe .
a rainha é a peça mais poderosa no tabuleiro. Ele pode se mover na vertical, horizontal ou diagonal , tanto para trás e para a frente , do outro lado quantas casas o jogador escolhe .
O rei é , ironicamente, uma das peças mais fracas no tabuleiro , perdendo apenas para o peão . O rei pode se mover em qualquer direção, mas apenas uma casa de cada vez.
Roque
Há apenas uma manobra dentro do jogo de xadrez que envolve duas peças do jogo em movimento dentro de uma única vez . Ele é chamado roque , e sua finalidade é para melhor proteger o rei . É uma boa idéia fazer isso logo no início do jogo, uma vez que requer o rei , três peões e uma torre para a suas posições originais. Para esta manobra , o rei pode se mover dois quadrados horizontalmente em direção a sua torre mais próxima , desde que não haja outras peças no caminho. Isto irá colocar o rei na praça ao lado da torre. A torre é permitido então hop sobre o rei para a praça adjacente. O rei está bem protegido atrás de uma parede de três peões ao lado do tabuleiro. Você só pode castelo uma vez durante um jogo de xadrez , e você não pode fazê-lo enquanto o rei está em xeque.
Verifique e Checkmate
Quando o rei está em perigo de ser capturado por uma peça do oponente, que está em xeque. Isso não significa necessariamente que o jogo acabou. Há três maneiras de impedir o rei de ser capturado . Um deles, mover o rei para uma casa onde não será mais ameaçada. Dois, bloquear o caminho de ataque com outra peça do jogo . Três, capturar a peça atacante.
Se nenhuma dessas manobras é possível, o seu rei está agora em xeque-mate e você perdeu.
Outthinking seu oponente
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A maior estratégia no xadrez está fora pensando seu oponente. Não apenas se concentrar em suas peças do jogo . Assista cada movimento seu adversário faz e tentar deduzir por que ela fez esse movimento particular. Descobrir o plano do seu oponente de ataque vai dar-lhe uma vantagem decisiva . Não se esqueça , porém, que o seu adversário também vai tentar deduzir todas as suas estratégias também. Distração é muitas vezes a chave para ganhar um jogo de xadrez . Por exemplo, se você pode enganar o seu adversário a acreditar que sua rainha é até algo , você terá uma maior chance de colocar seu rei em cheque com o bispo que ela nunca estava assistindo .