Abrir movendo um peão para uma das quatro praças mais central : d4 , e4 , d5 ou e5 . Isso ajudará você a tomar o controle do centro do tabuleiro .
2
Concentre-se em suas peças fora da fileira de trás . Geralmente, os cavaleiros devem ser levados em primeiro lugar, em seguida, os bispos e, finalmente, a sua rainha . Trazendo a sua rainha para fora muito cedo a torna vulnerável a ameaças de peças menores.
3
Castelo cedo para proteger o seu rei. Lembre-se de manter os peões na frente do seu rei para protegê-lo.
Tática e Estratégia
4
Luta pelo controle do centro do tabuleiro . Suas peças são muito mais poderosos quando colocados perto do centro , porque eles têm muito mais mobilidade dessa forma.
5
Procure garfos. Um garfo ocorre quando uma das suas peças de ameaça duas das peças do seu oponente de uma vez, forçando-o a escolher qual a sacrificar . Cavaleiros são particularmente úteis para esta finalidade.
6
Proteja suas peças . Na medida do possível , manter cada pedaço protegido por outro , de modo que seu adversário não pode levá-lo , mesmo em um garfo, sem sacrificar uma parte de si mesmo.
7
Se a sua posição parece sem esperança , considere tentando salvar um impasse . Um impasse equivale a um empate, e ocorre quando o rei não está em xeque ainda o seu único movimento possível (s) iria colocá-lo em xeque.