Um tabuleiro de xadrez tem 64 casas dispostas em uma grade de oito por oito com a alternância de luz e quadrados coloridos escuros, geralmente vermelhas e pretas. Cada jogador tem um conjunto de 12 peças , um conjunto em uma cor clara , como o vermelho ou branco e um em uma cor escura, geralmente preto . A maioria dos conjuntos de damas tem peças com sulcos ao redor da borda , para que possam pilha, e alguns têm uma coroa em um lado de cada peça.
Configurando
sentar em frente de seu oponente e coloque a placa de modo que cada um tem um quadrado escuro no seu canto inferior esquerdo. Coloque as 12 peças nas 12 casas escuras das três linhas mais próximas de você. Seu oponente deve fazer o mesmo . Se um lado de cada peça tem uma coroa, colocar esse lado para baixo. O jogador com as peças escuras move primeiro.
Tomar um rumo
Em cada turno você deve mover uma peça. As peças sempre ficar em casas escuras , para que cada movimento é diagonal. Você pode mover uma peça na diagonal para a frente um quadrado para um espaço vazio , mas não mais do que um quadrado e nunca para trás até mais tarde no jogo.
Jumping
Capture seu as peças do adversário , saltando por cima deles com o seu próprio. Para fazer isso, sua peça deve estar ao lado do seu oponente e deve haver um quadrado vazio no lado oposto . Se um salto está disponível , você tem que levá-la. Se mais de um estiver disponível, você pode escolher o que levar . Depois de saltar pedaço do seu oponente , remova-o do tabuleiro.
Saltos múltiplos
Às vezes, quando você saltar pedaço do seu oponente, sua peça cair em um praça a partir do qual você pode fazer um outro salto . Se assim for, você deve tomar esse salto , bem no mesmo turno . Continue saltando com a mesma peça até que você não pode fazer mais saltos. Mais uma vez, se mais de um salto está disponível para a peça em algum lugar ao longo da linha , você pode escolher o que levar .
Fazendo um rei
Se você mover uma peça para a última linha da placa mais próxima de sua oponente , torna-se um rei. Coroar como rei pelo empilhamento de uma peça capturada anteriormente em cima dela . Se você estiver jogando com um conjunto que tem coroas marcados de um lado de cada peça, vire-o de modo que a coroa voltado para cima. Não há limite de quantos reis que você pode ter.
Mover um rei
mover e pular um rei para a frente ou para trás , mas ainda assim sempre na diagonal. Como saltos regulares , se um salto para trás, está disponível para um rei, o rei deve tomá-lo ou escolher um outro salto disponível. A única exceção a isso é no turn que a peça é coroado rei, porque o seu turno termina quando seu rei é coroado .
Ganhando o jogo
Para ganhar o jogo, ou capturar cada uma das partes do seu oponente ou manobrar suas peças para bloquear qualquer movimento seu adversário pode fazer com suas peças restantes. O jogo termina em empate , se nem você nem o seu oponente pode ganhar por uma ou outra opção .