Um tabuleiro de xadrez atribuiu letras e números para cada quadrado. As letras são as primeiras oito letras do alfabeto . Eles estão em uma linha horizontal abcdefgh e os números vão de 1 a 8 em uma linha vertical. Cada quadrado tem uma letra e um número correspondente . Por isso ; a primeira casa do canto à esquerda é a1, e no canto à direita é H1.
O Movimento das peças
As peças são criadas por esta ordem , da esquerda para a direita : torre, cavalo, bispo , rainha, rei, bispo , cavalo , torre ; a segunda linha é todos os peões.
peças brancas sempre se mover primeiro. Alternativamente , se revezam com as cores
Peões mover um ou dois espaços para a frente se eles ainda estão localizados em seus pontos de instalação originais - . E2 para e4 , por exemplo. Caso contrário , eles apenas mover um quadrado para a frente , tal como a partir de d2 d3 . Os peões capturar diagonal , enquanto todas as outras peças de captura da mesma forma que eles se movem . Um peão localizado na praça f2 ameaça e3 e g3 , mas não pode mover-se lá se isso não fosse um local ocupado. Uma vez que os peões chegar à última linha , que é linha 8 para peças brancas e linha 1 para peças pretas , eles podem se transformar em qualquer peça que você gostaria.
Rooks mover-se em qualquer quadrado em uma linha reta aberta ou coluna . A torre em h1 praça pode se mover para qualquer casa nessa coluna , se não houver mais peças nessa coluna . Além disso, se a linha 1 é livre de quaisquer peças , a torre pode se mover em qualquer lugar nessa linha.
Cavaleiros são as únicas peças que podem saltar sobre outras peças . Movimentos dos cavaleiros ' se assemelhar a um L. Um cavaleiro na sua posição inicial sobre b1 pode se mover em a3 , c3 ou d2 , por exemplo.
Bispos se mover na diagonal só . O bispo localizado na praça c1 vai acabar nos quadrados pretos para o resto do jogo, eo bispo localizado na f1 sempre acabam nas quadrados brancos .
Rainhas podem se mover e capturar da mesma forma que um bispo ou torre. Reis mover apenas um quadrado em qualquer direção. Se você tem um rei na g2 praça , ele pode mover- se para qualquer casa que está dentro de um quadrado de g2 . Reis só pode capturar uma peça desprotegida ; se um rei capturado uma parte protegida , seria um lance ilegal , porque o rei iria colocar-se em xeque.
toque Mova
A peça que você toca , você se move. Se você tocar uma peça de xadrez e depois perceber que não é o movimento que você gostaria de fazer , você ainda tem que mover essa peça. No entanto, se você não deixar de ir a peça ainda, você pode escolher um local diferente para ele . Se você deixar de ir a peça, então você não pode mudar sua localização.
Do jogo Finale
Impasse é atingido quando o rei não está em xeque ( sob ameaça , o que significa que se o rei não se move, ele vai ser capturado durante o próximo movimento de seu oponente ) e não há mais movimentos legais disponíveis . Você tem que remover o seu rei do cheque por qualquer mover o rei ou colocar outra peça para bloquear o cheque. Checkmate é atingido quando o rei está em xeque e ele não tem mais movimentos da esquerda para se proteger. Um empate é o resultado final, quando ambos os lados só têm os seus reis esquerda ; um impasse for atingido ou quando ambos os jogadores acordarem um empate.