No meio jogo , a diretoria está congestionada , o que abre oportunidades para ameaçar peças do seu adversário e tentar forçá-lo a perder o material . A maneira clássica de se fazer isso é um " fork ". Isso acontece quando o seu adversário errou posicionalmente , permitindo-lhe ameaçar duas de suas peças com um movimento. O cavaleiro , que tem bom alcance , especialmente a partir do meio da placa, é a peça que mais comumente oferece um garfo , mas qualquer peça pode fazê-lo. Essa tática pode ser especialmente devastador se você é capaz de desembolsar duas peças com um peão , como o adversário só vai ser capaz de capturar um peão para a perda de uma peça importante , dando-lhe uma clara vantagem .
Ploys Tática - o Pin
Se o rei do oponente é colocado mal , você pode ser capaz de "pin" uma de suas outras peças para ele. Um pedaço preso a um rei é chamada assim porque é incapaz de se mover para fora da linha do pino , pois revelaria controlo sobre o rei , ao fazer isso . Se você é capaz de congelar um pedaço dessa forma , você pode ganhar material ou tempo para fazer outros movimentos e desenvolver a sua posição , que pode ser igualmente benéfica . Um pino não tem apenas a ameaçar um rei e pode ser decisivo quando se trata de uma rainha ou torre
Tactical Ploys - . Descoberto Ataque
A descoberta ataque acontece quando , movendo uma de suas peças , você revela uma ameaça sobre o adversário por outra de suas peças , cuja linha de ataque já havia sido escondido . Isto é especialmente eficaz , se a peça , que revela que o ataque se move para uma posição em que também ataca uma peça de oposição. Quando um ataque descoberto provoca controlo sobre o rei , pode ser absolutamente mortal como o adversário deve sair do cheque antes que ele possa lidar com quaisquer outras ameaças que você fez.
Cuidado com Danger
estudar sempre a posição de seus pedaços de oponentes , não apenas para os pontos fracos que você pode atacar , mas também para todos os ataques de que ela poderia estar tentando lançar . No meio- especialmente existe o perigo de sucumbir a um xeque-mate barato, especialmente quando a rainha se juntou ao ataque. Verifique se o seu rei está devidamente defendeu antes de ir para a ofensiva - no momento em que você está no meio-jogo , o rei deve ser " roque ", normalmente do lado do rei. Roque torna menos provável que você vai ser vítima de movimentos táticos , como pinos e ataques descobertos. Além disso, ao lançar suas manobras táticas , você deve lembrar-se de garantir que a peça que você está usando para atacar não é a ameaça de ser capturado em si ( " pendurado " ) .