Seu rei nunca é " capturado " ou levado para fora do tabuleiro . Ele pode ser ameaçada se uma peça inimiga chega a uma posição em que o seu próximo movimento seria pousar na praça o rei ocupa. Isso é chamado de " cheque". Você pode ser capaz de escapar de verificação , capturando o atacante , bloqueando seu caminho com outra peça, ou movendo o rei para uma casa vazia. Se você não pode escapar , a situação é " xeque-mate" e você perde.
Outras maneiras ganhar
Checkmate não é a única maneira de ganhar ou perder um jogo de xadrez. Em jogos cronometrados , você ganha se o tempo do seu oponente se esgota e você ainda tem segundos no relógio de sobra. Os jogadores que concluem que não têm chance de ganhar também pode renunciar. Tradicionalmente, o jogador que se demite estabelece seu rei .
Impasse
Um impasse ocorre quando um rei não está em xeque , mas seria se moveu em qualquer praça vizinha . Jogadores impasse deve ter nenhuma outra peça que poderia se mover em vez do rei. Nesta situação , o jogo não pode continuar e terminar em um empate. Impasse também acontece quando as únicas peças no tabuleiro são os dois reis.
Outras maneiras de desenhar
jogadores podem concordar em desenhar um jogo a qualquer momento. Além disso, se um rei está sozinho na placa, eo outro jogador tem apenas um cavaleiro ou bispo deixou , isso conta como um empate. Você pode reivindicar um empate se o seu oponente repete o mesmo movimento três vezes , ou o jogo é jogado contra o relógio e você quer correr contra o tempo. É também um empate se 50 lances são feitos sem que ninguém mover um peão ou a captura de uma peça.
Pontos Xadrez
Às vezes, você pode querer experimentar por um empate , em vez de imprensa para uma vitória. Em torneios em que você jogar vários jogos, uma vitória vale um ponto e um empate meio ponto . Se o seu oponente está em uma posição de comando , jogando por um empate pode expor você a menos risco e reforçar a sua pontuação para o torneio.