Come-se com um conceito de jogo central. O conceito do jogo deve incluir o gênero o jogo irá abranger . Escolha qualquer gênero que agrada a você , da fantasia à ficção científica para horror . Incluir o mundo do jogo em sua idéia conceito. O mundo do jogo inclui os antecedentes como geografia, os sistemas políticos e populações. Inclua o máximo de detalhes no mundo do jogo possível. Se o seu jogo é não-ficcional , pesquisar o cenário e como muitos detalhes do mundo real em seu mundo de jogo possível.
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Criar as regras que determinam as ações seus personagens do jogo pode executar. Comece com um sistema de estatísticas (ou " estatísticas ") que se relacionam com a capacidade geral. As estatísticas incluem as coisas mais importantes em seu mundo de jogo . Por exemplo, em um jogo de horror de uma estatística incluída pode ser bravura , denotando como resistente a ser assustado seus personagens podem ser. Criar um sistema de habilidade onde os personagens podem aumentar singularidade por porcionamento as suas habilidades entre certas habilidades úteis no seu universo . Um jogo moderno pode usar condução , boa pontaria ou o uso do computador como habilidades. Tenha cuidado para não invadir o seu jogo com habilidades , no entanto. Com muitas habilidades , os jogadores podem tornar-se confuso quanto ao que usar para executar tarefas .
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Criar um conjunto de regras relativas à criação e promoção de caracteres para o seu jogo. Um conjunto de regras simples aloca um número de pontos para uso durante a criação do personagem. Jogadores alocar os pontos entre as várias estatísticas e habilidades para ganhar proficiência . Pontos utilizados para aumentar estatísticas deve ser maior do que as utilizadas para as capacidades mais específicos . Impedir a criação de personagens desequilibradas , definindo limites para atribuição de pontos ; por exemplo, a limitação do número atribuído a cada habilidade ou status . Também criar um sistema para o avanço dos personagens como o jogo é jogado , de forma que as atividades mais difíceis pode ser tentada como os personagens se tornam mais proficientes em seu mundo de jogo .
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Criar um sistema para lidar com jogador conflito . Cobrir qualquer área geral de conflito de encontros violentos para regatear por um preço melhor em um quarto de motel . Criar um sistema que seja flexível o suficiente para lidar com qualquer situação que possa surgir , enquanto ainda está sendo baseado em um conjunto de fácil compreensão e de forma consistente as regras aplicadas.
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Concretizar o mundo do jogo , criando um ponto de partida para personagens , juntamente com uma aventura de início. Orientar os personagens através do mundo, adicionando detalhes para o mundo que você vá junto . Com cada jogo subseqüente , o jogo vai crescer.