Consulte a tabela de XP no Capítulo 7 do "Guia do Mestre. " Cada nível de monstro é atribuído um determinado número de XP. Você pode encontrar o nível de monstro no " Livro dos Monstros " ou no módulo de aventura, se você estiver usando um.
2
Some os valores de XP de todos os monstros no encontro. Se o encontro envolve quebra-cabeças ou desafios de habilidade , contá-los como um monstro do mesmo nível . Por exemplo, um desafio de perícias de primeiro nível com uma complexidade de dois conta como duas , monstros de primeiro nível padrão. Um quebra-cabeça muito difícil conta como um monstro solo.
3
Ajuste o XP , dependendo do ritmo de seu grupo de jogo . Por exemplo, se você não jogar muitas vezes e quer ganhar níveis mais rápido , o dobro do XP. Se você quiser que a campanha para durar mais tempo, reduzir pela metade o XP.
4
Divida o XP pelo número de personagens dos jogadores no encontro . Por exemplo, se existem quatro personagens dos jogadores em um encontro no valor de 800 XP, que cada um ganha 200 XP.
5
determinar o melhor momento para dar o XP. Dependendo de suas dinâmicas de grupo , que poderia ser melhor para calcular XP depois de cada encontro , ou deixar o XP para todos os encontros até o final da sessão.
6
Distribua bônus XP quando for o caso . Por exemplo, você pode dar algumas centenas de bônus XP quando os jogadores completar uma missão maior , ou dar um 50 ou 100 XP extra por sessão a um jogador que especialmente bem ou fez algo legal para resolver um desafio jogado em funções.