Tumbang Preso é um jogo simples em que três ou mais crianças possam participar. Segundo o site da Herança Cultural, globalpinoy.com , o jogador deve escolher a criança que vai ser "ele" ou uma criança pode se voluntariar para jogar "isso". Colocar uma lata ou garrafa de plástico no meio da área de jogo . A criança que joga "ele" está perto da lata ou garrafa de plástico e tenta proteger a lata de ser derrubado pelas outras crianças . O jogo é jogado semelhante ao jogo de " tag ". A criança que joga "ele" deve perseguir as outras crianças ao redor da área de jogo tentando marcar uma delas ao mesmo tempo proteger a lata . Se a criança brincando "ele" Tag uma criança, mas uma outra criança bateu o pode mais , a marca não conta. Uma marca só conta se a lata está na posição vertical .
As crianças podem jogar seus sapatos na lata , ou correr para a área de jogo e chutar a lata em cima . Se uma criança consegue correr para a área de jogo e chutar a lata mais sem ficar marcado primeiro , ela pode recuperar todos os sapatos antes da lata é colocado de pé novamente e trazê-los de volta para as outras crianças.
Piko
Piko é um jogo de salto jogado por um número par de crianças e semelhante ao hop scotch . De acordo com globalpinoy.com , as crianças desenhar um tabuleiro de jogo no chão com giz. O diagrama consiste em um oval dividido com um X. Escreva os números dois, três, quatro e cinco dentro de cada fatia do oval criado por desenhar o X. Desenhe um semi- círculo em cada extremidade do oval e meio oval de cada lado . Escreva os números um e seis no interior dos semi-círculos em cada extremidade, e escrever os números sete e oito em cada um dos ovais meia de cada lado. Os semi-círculos e as meias formas ovais são chamados de " luas ".
Cada jogador escolhe sua "lua" e joga uma pedra em que seção. O jogador precisa apanhar o tabuleiro de jogo e chutar a pedra da lua. A próxima vez que o jogador lança a pedra no número dois, ele pula para aquele espaço e chuta a pedra para fora do espaço . Número cinco é o próximo e , em seguida, seis e assim por diante.
Patintero
De acordo com o Centro de Estudos do Sudeste Asiático na Northern Illinois University , os jogadores para o jogo , Patintero , são divididos em equipes com um número igual de jogadores. As equipes de decidir sobre a pontuação vencedora antes do jogo começar . Eles podem decidir que o vencedor será a primeira equipa a marcar cinco pontos , por exemplo. A área de jogo é um retângulo dividido em quatro partes . As equipes podem jogar uma moeda ou desenhar palhas para decidir qual equipe será os pichadores , ea outra equipe serão os corredores. Os pichadores tem que ficar nas linhas perpendiculares do retângulo. O pegador de pé sobre a linha perpendicular no meio é permitido passar a linha paralela que se cruza com a linha do meio . Os corredores devem se revezar em execução através do retângulo , evitando os pichadores. Pontuações um corredor a um ponto em que ele recebe através dos pichadores . Se qualquer corredor fica marcado , as equipes trocam de lugar . O vencedor é a primeira equipe a chegar ao acordado pontuação .