Futebol, ou futebol como é chamado na Zâmbia , é o esporte mais popular do país. É comum para que as crianças começam a jogar futebol em uma idade muito precoce, e continuar a jogar até a idade adulta . Porque o esporte exige muito pouco equipamento , as crianças geralmente fazem suas próprias bolas , amarrando trapos juntos descartados , e iniciar jogos em campos próximos e pátios de escolas . Na verdade , o futebol é tão popular que organizações como a UNICEF criaram o que é chamado Sports -in-a -Box kits que fornecem camisolas e bolas de futebol para crianças em idade escolar em algumas das partes mais pobres da Zâmbia.
Isolo
Isolo é um popular jogo de tabuleiro jogado em algumas partes da Zâmbia. Ele é tipicamente jogado em uma placa de madeira com a forma de uma caixa de ovos e utiliza tanto pedras ou sementes como peças do jogo . O jogo é jogado em duas partes: " fore -play " e " jogo principal. " O objetivo é que um jogador para capturar todas as peças do seu adversário , muito parecido com um jogo mais complicado de damas americanas.
Nchuba
Nchuba é outra escola jogo as crianças brincam na Zâmbia ; no entanto, é mais tradicionalmente desempenhado por meninas . O jogo começa por cavar um pequeno buraco de cerca de 25 cm de largura e colocação de 10 pequenas pedras em torno de seu perímetro. As meninas sentam ao redor do buraco e se revezam jogando uma pedra maior no ar e usando a mesma mão para mover uma das pedras de perímetro para o buraco antes de pegar a pedra maior. A primeira menina para obter todas as 10 pedras no buraco sem cometer um erro será considerado vencedor . Isto é semelhante ao jogo de macacos jogado nos Estados Unidos .