As regras básicas para taisen mahjong incluem 136 telhas, que não incluem as telhas de flores ou os jokers em mahjong estilo americano. Há 36 telhas ponto de um a nove ; 36 bam , ou vara, telhas de quatro conjuntos de um a nove ; 36 craks , caracteres chineses de um a nove ; 16 Ventos telhas com quatro conjuntos de N , E, W e S; e 12 telhas de dragão : quatro vermelhos , quatro verde e quatro brancos . Para configurar , quatro pessoas devem sentar-se em torno de uma mesa quadrada . No centro da mesa, fazer um quadrado de azulejos transformou -down que tem 17 azulejos em cada lado e é duas telhas de alta .
Lidar
Para começar o acordo, primeiro um traficante é selecionada, e isso pode ser feito qualquer maneira que você escolher . O dealer começa rolando dois dados. O traficante , então, contar as pilhas da direita para a esquerda. Por exemplo , se o concessionário rolou um total de sete no dado , ela contaria sete pilhas de direita para a esquerda do seu lado. Após a última pilha é contado , o comerciante rompe a parede , criando um espaço não . O negócio , então, começa à esquerda da quebra na parede. Os jogadores se revezam , indo sentido anti-horário , retirando as peças do horário parede. O dealer começa a tomar as primeiras duas pilhas , o jogador do outro lado da mesa leva as próximas duas pilhas , e do resto do acordo segue sentido anti-horário até que cada jogador tem seis pilhas igualando 12 telhas. Em seguida, o distribuidor tem um azulejo para fora da extremidade da parede , próximo do jogador leva a um abrigo que , no próximo jogador leva a um superior que está agora na extremidade da parede , e o último jogador leva o ladrilho inferior , e , em seguida, o dealer dá mais um azulejo . O concessionário deve ter 14 pedras , enquanto que todos os outros jogadores têm 13. Todos os jogadores devem estar os seus azulejos up side- by-side de frente para eles .
Objetivo
O objetivo taisen mahjong é obter três grupos de telhas e um par. Os grupos de peças pode ser um " pung " que é de três das mesmas telhas exatas, ou uma " comida " que é de três telhas consecutivas. Um par deve ser duas das mesmas telhas . Normalmente isso não é tratado a qualquer jogador , então pegar telhas e descarte começa.
Levantar e descartando
O dealer começa por examinar sua mão para ver se ele é um vencedor com três agrupamentos e um par. Se não, o dealer descarta uma telha , colocando-o virado para cima no centro da praça . Se houver quaisquer agrupamentos em sua própria mão , mantê-los escondido até que você tenha todos os seus grupos e pares . Se qualquer jogador quer pegar um descarte ele pode fazê-lo sob duas condições . A primeira condição é que é a sua vez seguinte, ou , se não for a sua vez , o jogador deve pegar rapidamente a telha ea telha deve ser usado para criar um pung . Esse agrupamento deve ser imediatamente colocadas viradas para cima entre as telhas do jogador e da praça. Os jogadores irão continuar a pegar telhas a partir da extremidade da parede e descartá-los até que alguém tenha alcançado três agrupamentos e um par . Caso ninguém tenha ganho pelo tempo não há telhas esquerda , o jogo acabou.