Etl - BETL é um jogo iídiche que tem muitas semelhanças com o jogo do berço do gato familiarizado adotadas no oeste. Participantes posicionar um laço de corda ao redor de seus dedos e formar uma série de formas intrincadas conforme o jogo progride . Como melhorar os níveis de habilidade , uma série de padrões geométricos cada vez mais complexos entram em jogo. As habilidades necessárias para desempenhar Etl - BETL são passadas através de gerações diferentes , e também ajudam a exercitar as mãos artríticas.
Shimon Zogt
Shimon Zogt é o equivalente de iídiche Simon Says , e os participantes apontam para características corporais sob a instrução de um líder do grupo. Os participantes só podem apontar se o comando " Shimon Zogt " é usado antes de uma característica física é nomeado . Se o comando não é usado, mas partes do corpo são apontadas, o participante tem de ficar de fora do jogo até a próxima rodada começa. Shimon Zogt usa 73 características diferentes e ajuda os jovens aprender o básico de palavras em iídiche relativas ao corpo humano.
Yidish Talyen
Yidish Talyen é uma alternativa iídiche a forca e usa diferentes formas de transliteração como o padrão YIVO . Os participantes têm que adivinhar uma palavra com base em um determinado número de espaços em branco escrito em um pedaço de papel. Durante cada volta , o participante escolhe uma letra do alfabeto iídiche e, se a mesma letra está incluída dentro da palavra , está escrito no espaço em branco apropriado. Se a letra não for usado, um conjunto de forca e um homem enforcado são progressivamente desenhado. O participante tem de adivinhar a palavra antes que a figura dos desenhos animados encontra o seu fim.
Yidish Geografie
Literalmente interpretado como iídiche Geografia, Yidish Geografie ajuda os participantes a aprender sobre diferentes cidades e cidades em todo o mundo, mas é muitas vezes feita mais específico para ajudar os alunos a aprender sobre diferentes lugares em Israel. A primeira pessoa a participar simplesmente nomes de uma vila ou cidade , eo jogo passa para a próxima pessoa que tem que nomear um novo lugar que começa com a última letra da vila ou cidade anterior. O jogo continua com os participantes do abandono se não pode nomear uma cidade dentro de um tempo definido .