Escolha uma pessoa para ser " It". Esta criança , o Octopus , fica no meio do campo de jogo . A pessoa que dirige o jogo deve mostrar todas as crianças as linhas de fronteira . Ninguém está autorizado a ir para fora dos limites durante o jogo ; outra coisa que ele ou ela está fora .
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Linha outros alunos até em uma extremidade do campo de jogo . Eles são o " Peixe ".
3 < p> Yell , " Go!" O Peixe deve tentar correr o mais rápido que puder para o outro lado do campo . O polvo deve tentar tocá-los. Se forem marcadas, eles estão fora , mas devem sentar-se nos lugares onde foram marcados. Eles , então, agir "braços" como adicionais do Octopus e ajudá-la . Eles devem permanecer sentados , mas eles podem marcar qualquer estudante que corre pelo que pode ser alcançado com os braços .
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Continuar o jogo até que apenas um peixe permanece. Esta pessoa chega a ser o polvo na próxima vez . O polvo pode ser executado em qualquer lugar que ele ou ela quer tentar marcar os alunos ; A única restrição é que o polvo deve inicialmente começar o jogo no meio do curso.