Faça um círculo de 10 metros de diâmetro em um nível bom de chão ou outra superfície dura com giz ou fazer um círculo no chão ou no solo de argila dura com o dedo ou com uma pau . Este círculo é chamado de "Linha Ring. "
2
Mark duas linhas no centro do anel em forma de uma cruz ou "X ", para que as linhas formam ângulos retos. Este será um guia para colocar as bolinhas em jogo.
3 < p> Coloque uma bolinha no centro do "X" e três bolas de gude em cada uma das quatro linhas do "X . " Coloque as bolinhas de três centímetros de distância um do outro.
4
Desenhar uma "Linha Lag ", que é uma linha reta que está na frente e tangente ao anel , tocando-o no meio da linha .
5
Desenhe um " pitch Line" que também é uma recta tangente ao anel desenhado em frente ao ringue e paralela à linha de Lag .
6 < p> obter um jogo de tiro para cada jogador que é feito de nada, exceto de aço ou metal. Idealmente, deve ser uma meia polegada de diâmetro ou mais , mas não mais do que 6/8 de polegada de diâmetro .
7
Esteja com o seu dedo contra a Linha Pitch para lançar o seu atirador ou agachar com os nós dos dedos na linha para atirar o seu atirador em direção à linha Lag em todo o anel . Este jogo é chamado de " Ficando " e os jogadores devem ficar antes de cada jogo . Atirador que mais se aproxima da linha Lag ganha o lag e atira primeiro .
Jogando o Jogo
8 < p> Se revezam cócoras ou " knuckling Down" do lado de fora do Anel linha para atirar o seu mármore, tentando derrubar uma ou mais bolas de gude no "X" para fora do ringue ou derrubá atirador do seu oponente para fora do ringue . Você pode escolher qualquer área ao redor do anel para atirar.
9 < p> Pegue uma nota de um para cada mármore você bater para fora do ringue . Pegue uma nota de um para cada vez que você bate atirador do adversário e não ir para fora do ringue e tomar todas as bolinhas do seu oponente , e seus pontos , se você realmente atirar sua atirador fora do ringue .
10 < p> Pegue os mármores que você bateu para fora e continuar a disparar até que você quer bater o seu próprio atirador para fora do ringue ou você deixar de bater uma bola de gude ou atirador do adversário para fora do ringue .
11 < p> Deixe o seu atirador no ringue no final do seu turno . Pegue o seu atirador , quando chegar a sua vez de novo, mesmo que seja batido para fora do ringue , e tomar o seu tiro turno.
12 < p> Termina o jogo quando o último mármore é baleado fora. Vencedor é o jogador com a maior pontuação no final do jogo.