Parcheesi , também conhecido pelos nomes Pachisi e vinte e cinco anos, surgiu como um jogo antigo na Índia. O nome Pachisi vem da palavra indígena para 25 , Pacis . Esse número tem um lugar significativo no jogo. Vinte e cinco é o número máximo de lugares alcançáveis em um tempo e a pontuação máxima alcançável jogando os búzios . Este número também desempenha um papel na estratégia de se mudar para a caixa de acabamento no tabuleiro de jogo .
História
Remanescentes de jogos antigos indicam que já em 300 dC , as pessoas na Índia tocou uma versão do que eles chamavam Pachisi . As origens do jogo foram perdidos na história, mas muitos historiadores acreditam Pachisi deriva de um jogo mais complexo chamado Chaupar . Pedaços de mármore , enormes tabuleiros de jogos ao ar livre encontrados por arqueólogos , juntamente com alguns registros antigos indicam que os imperadores uma vez jogou o jogo usando membros harém como peças do jogo .
Tipos
< br >
Embora madeira e materiais de papelão compõem as placas de jogo Parcheesi de hoje , os jogos foram criados originalmente de tecidos coloridos e pano bordado . Placas de jogo de hoje lembram o formato e design de games antigos. Uma cruz simétrica contendo colunas de pequenas praças em torno da placa e um lugar no meio para que o jogo começar e terminar compõem o desenho da placa. Pedaços de madeira em forma de colméia de jogo para cada jogador e seis búzios para determinar o número de espaços para mover compõem o equipamento de jogo .
Teorias /especulação
histórias antigas sobre príncipes jogando o jogo um contra o outro e apostando seus reinos se tornaram parte da cultura indiana. Em algumas das histórias , guerras seguiram esses jogos , e muito sofrimento de perder o reino foi detalhado .
Função
O jogo de hoje desempenha tanto quanto o jogo antigo. Uma grande praça central no tabuleiro de jogo pano bordado serviu como ponto inicial e final do jogo. Pedaços de madeira jogador mudou a partir desta praça. Ao invés de dados, como o usado hoje , búzios foram jogados , e estes determinado o número de espaços movido. Búzios com aberturas voltadas para cima foram contados, e este número determinado o número de lugares movido. No entanto, se não houver aberturas das conchas enfrentou , em vez de um movimento de zero, o jogador ganhou um movimento de 25 espaços. As placas antigas , como os de hoje , incluiu lugares seguros onde a regra de ser capturado não se aplicava.
Considerações
Variações de Parcheesi ou jogos Parcheesi , chamado "Cruz e Circle" aparecem em relatos históricos antigos de muitas culturas . Restos de jogo asiáticas antigas do mesmo tipo foram encontradas nas Américas , o que ajuda a confirmar que os asiáticos primeiros colonizados na América. Evidências encontradas em artefatos astecas e maias indica que eles também jogou um jogo similar. Para este dia , os americanos nativos jogar variações de círculo e jogos cruzadas.