O tabuleiro de jogo de gamão contém 24 triângulos conhecidos como pontos. O tabuleiro é dividido em duas metades , com 12 pontos em cada extremidade . Uma metade é a placa de casa ea outra é a placa exterior , com placa de casa de cada jogador sendo longitudinalmente em frente da outra . Os pontos são numerados de 1 a 24 para cada jogador, com o ponto de partida no canto fora da casa bordo desse jogador 1; 1 ponto do vermelho é 24 pontos de branco.
Setup
15 peças de cada jogador são criados nas mesmas posições no início do jogo. Jogadores colocar duas peças na sua 24 pontos , cinco em sua 13 pontos , três de seu ponto 8 e cinco no seu ponto 6. Esta configuração terá oposição damas alinhados em lados opostos do tabuleiro.
Movendo
Cada jogador rola um único dado para iniciar o jogo , eo maior número vai primeiro. O vencedor usa os números nos dois dados para fazer a mudança (s ) de abertura. Os jogadores alternam turnos depois do primeiro lançamento , usando dois dados. Os jogadores sempre movimentar as peças para a frente ( no sentido horário a partir de seu ponto de vista ) . Eles podem se mover duas peças , cada uma usando o número rolou em um dado ou um verificador do rolo combinado , mas um verificador deve pousar em um ponto ocupado por menos de duas damas opostas. Um rolo de duplas dá ao jogador o dobro do número de movimentos que ele pode usar em qualquer combinação.
Bater and Entering
Se um verificador de terras em um ponto ocupado por um verificador de oposição , o verificador oposição é "hit" e mudou-se para o bar ( o espaço entre as duas metades da placa ) . Quando um jogador tem uma peça na barra , ele /ela deve removê-lo por lançar os dados em seu /sua volta e "entrar " o verificador no ponto do adversário combinando uma das rolagens de dados ( em um dois e quatro, o verificador passa 2 ou 4 pontos do adversário ) . Se os dois pontos têm mais de um verificador opondo -los , o jogador não pode mover-se para fora do bar e perde naquele turno. Mais do que um verificador pode ser colocado sobre a barra , e todos os verificadores deve ser " inserido " antes de o jogador pode se mover de novo . Se o jogador entra no último verificador do bar e ainda há uma jogada de dados não utilizado, o jogador usa o rolo para mover um verificador no tabuleiro.
Tendo Off
< p > uma vez que um jogador tenha movido todos os 15 peças em seu tabuleiro de casa , que o jogador pode começar a " carregar fora " dessas damas. O jogador lança um dado e retira um verificador do ponto numerado que corresponde ao rolo (por exemplo, em um rolo de três, o jogador retira um verificador do ponto 3). Se não houver um verificador nesse ponto , o jogador deve usar o rolo para mover um verificador de um ponto numerada superior. Se não houver damas em um ponto mais alto para se mover, o jogador pode então remover um verificador do ponto mais alto disponível. O primeiro jogador a carregar fora de todos os verificadores de ganha o jogo.