tabuleiro de gamão tem 24 triângulos sobre ele. Estes são referidos como pontos . Cada jogador tem uma placa de casa e uma placa exterior . A origem e as placas exteriores são separados pelo cume entre eles . Qualquer um dos lados do rebordo pode ser a origem ou a placa exterior , dependendo da preferência dos jogadores . Ambos os jogadores , no entanto, deve ter a sua casa e placa exterior do mesmo lado para que a placa de casa de um jogador está diretamente ligado à placa casa para dois jogadores .
Cada ponto é numerada a partir da placa de casa. O ponto mais distante no ser placa exterior é de 24. Ponto 24 para um jogador é o ponto 1 para o outro jogador . Para configurar o tabuleiro, cada jogador define cinco peças no ponto 6 , 3 peças no ponto 8 , 5 peças no ponto 13 e 2 peças no ponto 24 . Ambos os jogadores devem ter o seu próprio conjunto de dados e um copo para agitar os dados em .
movendo as peças
Ambos os jogadores jogar um dado. Quem rola o maior vai primeiro e deve mover-se tanto o número rolou eo número do oponente rolou . Em turnos subseqüentes , um jogador vai rolar ambos os dados e passar o número rolou .
Você só pode mover uma ou duas peças por turno . Você pode rolar um pedaço do número em seu primeiro dado e uma peça o número do seu segundo dado . Você também pode mover uma peça o número combinado nos dados , mas somente se pelo menos um ponto médio - ou o número no primeiro dado ou o número na segunda - . Está aberto
peças podem apenas ser transferido para um espaço que não é ocupado por duas ou mais peças do adversário .
rolamento dobra permite até quatro movimentos, porque dobra seu rolo .
Se possível, você deve usar todos os seus movimentos disponíveis . Se você só pode usar um, então você deve executar esse. Se um movimento irá impedir a conclusão do outro , você tem que usar o seu número mais elevado de se mover.
Se o adversário se move uma peça em um ponto com uma de suas peças , você deve definir o seu pedaço na barra no meio da placa. A partir de então , o seu principal objectivo é usar o rolo para mover a peça para casa bordo de seu oponente que você possa começar a trabalhar -lo em torno de sua placa home . Se você não pode mover a sua peça do bar, então você perde a sua vez até que você pode .
Mover sempre as peças em direção a sua casa bordo , trabalhando em forma de ferradura ao redor do tabuleiro de gamão .
Tendo Off
o segundo objetivo de gamão é mover todas as suas peças - uma vez que você chegou ao seu tabuleiro de casa - fora do tabuleiro. Isso é chamado de " carregar fora . " Você não pode começar carregar fora até que todas as suas peças estão em sua placa home . Cada rolo de seus dados corresponde a 2 pontos. Se existe um verificador em um dos pontos que você laminados , você pode removê-lo da placa .
Se não há verificador no ponto, você tem que mover legalmente um verificador de um número maior. Se não houver peças em pontos de maior numeradas , você tem que remover um pedaço do ponto mais alto de número com uma peça do jogo nele.
O primeiro jogador a carregar fora de todas as peças do jogo de ganha placa .