Coloque cada uma das seis armas em uma sala diferente na mansão. Coloque cada peão personagem no espaço do tabuleiro de jogo que combina com o seu nome. Atribua a cada jogador para o personagem cujo peão está mais próximo onde ela está sentada.
2
Separe as " Clue " cartões em pilhas por sala , o suspeito e uma arma . Embaralhe cada pilha individual e coloque um cartão de cada tipo , sem olhar para eles , no envelope " Confidencial" .
3
Embaralhe as cartas restantes em conjunto e tratam -los aos jogadores. Alguns jogadores podem receber mais cartões do que outros. Dar a cada jogador uma caneta ou lápis e uma folha do bloco notebook.
4
Dobre a folha do caderno ao meio para evitar que os outros jogadores de vê-lo . Olhe para as suas cartas e colocar um "X" ao lado da caixa para cada cartão em sua folha .
5
Comece o jogo com a pessoa que tem o peão Senhorita Scarlet e prosseguir no sentido horário ao redor da mesa .
6
Role os dados sobre a sua vez e mover seu peão o número indicado de quadrados no tabuleiro de jogo , horizontalmente ou verticalmente. Não entre na mesma praça mais de uma vez em uma única vez, e não pousar ou se mover através de um quadrado ocupado por um outro peão.
7
terminar o seu turno se as suas terras de penhores em um espaço localizado fora de um quarto. Entrar em uma sala por uma porta ou passagem secreta . Conte uma sala como um espaço no tabuleiro de jogo e parar de se mover uma vez que você entrou , independentemente de sua jogada de dados .
8
Faça um palpite, ou sugestão , quando dentro de uma sala a respeito dos detalhes do assassinato. Escolha uma arma e um suspeito e trazê-los para o seu quarto atual.
9
Pergunte ao jogador à sua esquerda se ela tem cartas para refutar sua sugestão. Se ela disser que sim , ela deve mostrar-lhe um cartão de sua mão. Continuar no sentido horário ao redor da mesa se o primeiro jogador não pode refutar a sua sugestão até que uma pessoa pode mostrar-lhe um cartão.
10
Mark o cartão que foi mostrado a você em sua folha e terminar o seu turno . Proceda no sentido horário ao redor da mesa . Mostrar cartas de sua mão para os outros jogadores durante as suas sugestões quando é a sua vez em sequência no sentido horário .
11
Faça uma acusação quando você pensa que você determinou que o suspeito , a arma ea sala do crime . Anuncie suas escolhas para os outros jogadores e olhar para as cartas no envelope " Confidencial" , sem demonstrar qualquer outra pessoa.
12
Coloque os cartões de volta no envelope , se qualquer parte da sua acusação é incorreta. Você não pode ganhar a esta altura, mas você tem que mostrar cartões para os outros jogadores quando solicitado a fazê-lo. Continue até que alguém faz uma acusação correta.