solda potência de ferro tem a ver com a capacidade do ferro para se recuperar da perda de calor. Quanto maior a potência , maior será a capacidade . A perda de calor ocorre quando o calor do ferro é transferido para solda e componentes de metal partes . Quando o calor é perdido , leva os de ferro alguns segundos para recuperar a temperatura necessária para aquecer e derreter as peças de solda. Irons são concebidos desta forma para evitar o excesso de calor de derreter os componentes não- metálicos e controlar a quantidade de calor aplicada pelo usuário.
Escolha o seu ferro com base no trabalho que será executado. Se você vai fazer vários tipos de trabalho , uma estação de solda com temperatura ajustável podem atender às suas necessidades . Embora mais caro , estações de solda permitir mais tipos de trabalho a ser feito , sem ter que comprar e manter vários ferros diferentes. Escolha um 15 - a ferro de 25 watts para a placa de circuito impresso ( PCB) e do trabalho de fiação de luz, de 25 a 40 watts para o trabalho mais pesado que não inclui PCB , e 40 watts ou mais para o trabalho de especialidade , como vitrais e queima de madeira .
Peças e Acessórios
Cada kit de solda deve incluir um elemento de aquecimento de reposição e uma seleção de pontas de ferro . Os elementos de aquecimento não falham muitas vezes , a menos que o ferro não é acidentalmente por um período de tempo prolongado , mas ter uma reposição é seguro barato. Pontas de ferro de solda são a extremidade de trabalho do ferro e estão disponíveis em diferentes formas e tamanhos. Experiência e experimentação vai determinar as dicas favoritas , mas como uma regra geral , o tamanho da ponta de acordo com o trabalho: pequenas dicas para o trabalho pequeno componente ; dicas maiores para maior trabalho tamanho do componente .
Dicas precisam ser limpos para uma boa solda e aumentar a vida útil da ponta . Um limpador de fácil e eficaz é uma esponja de solda simples , levemente umedecido com água destilada para evitar a formação de depósitos minerais no topo de ferro. Nunca use arquivos ou lixa para pontas limpas , como ele vai raspar o revestimento de ponta de protecção e , eventualmente, tornar a ponta inútil. Se a forma de ponta de oxidação forte que não pode ser retirado com a esponja , a aplicação de luz de lixa muito fino pode ser utilizado ou disponíveis comercialmente ponta de solda limpa. Dicas precisam ser estanhado (revestido com solda ) intermediária após a limpeza para evitar a oxidação .
Solda e limpeza da superfície
Escolhendo o direito resina núcleo de solda é importante . Rosin limpa e protege a superfície soldada e a ponta de oxidação , e auxilia no fluxo de solda fundida . A solda padrão para a maioria dos trabalhos de eletrônicos é de 60 /40 ( estanho e chumbo percentual ), mas alternativas sem chumbo também estão no mercado. A espessura ( calibre ) de solda deve corresponder ao tipo de trabalho, ea potência do ferro de solda. Soldas mais finas de 19-20 AWG ( American Wire Gauge ) funcionam melhor para a eletrônica e fiação com ferros de baixa potência . Experiência com soldas mais grossas para as especialidades trabalham com ferros mais poderoso.
Superfícies que não são limpos não vai aceitar solda , mesmo com o auxílio de resina . As superfícies que nunca tenham sido soldadas , especialmente superfícies chapeado, podem ser revestidas com os óleos de silicone ou de protecção que tem de ser removido antes de a solda irá aderir . Uma massagem leve, com um solvente de evaporação rápida , como acetona, aplicada com um cotonete é muitas vezes tudo o que é necessário.