Uma das maiores desvantagens de tecnologia de comunicação de rádio é a gama limitada de um sinal de rádio . Mesmo um sinal de rádio poderoso só é capaz de alcançar os receptores dentro de uma região geográfica específica , requerendo que uma vasta rede de estações de rádio ser configurado para se comunicar de forma eficaz para um grupo grande ou espalhar -out de receptores. Os sinais de rádio também são suscetíveis à interferência de condições atmosféricas e outras transmissões . Além disso, pode ser difícil de receber um sinal claro de determinados locais , tais como áreas protegidas por montanhas. Isolamento de uma estrutura ou interferências eléctricas de outros aparelhos podem diminuiu a eficácia de um receptor de rádio individual.
Necessidades de alimentação
Como a maioria das outras formas de comunicação eletrônica, rádio requer a presença de electricidade, quer no momento da transmissão e o ponto de recepção . Enquanto rádios movidos a bateria são comuns , essas necessidades de energia são mais complicados do que os dos telefones da linha terrestre , que pode funcionar com energia elétrica já nas linhas para fazer chamadas mesmo durante períodos de interrupções de emergência ou de poder. Um transmissor de rádio poderosa , como uma emissora regional, requer grandes quantidades de energia elétrica em todos os momentos para enviar seu sinal .
Bandwidth
Finalmente, comunicação rádio depende de um espectro muito limitado de frequências de banda larga . É por isso que as estações de rádio comerciais , por vezes, parecem se sobrepor ou se misturam , e por que a Comissão Federal de Comunicações regula estritamente o uso de todas as ondas de rádio de propriedade pública . Rádios exigem uma quantidade relativamente grande de largura de banda em relação à quantidade de data que eles transmitem , levando a mais e mais o espaço aéreo sendo alocados para redes de telefonia celular e redes de Internet sem fio .