Em 1901, Guglielmo Marconi construiu um transmissor centelhador em Cornwall , na Inglaterra, e um receptor em Terra Nova , Canadá . Em dezembro daquele ano, ele relatou a recepção de um sinal que consiste na letra "S" em código Morse ; esta foi a comunicação de rádio primeira vez alegou transatlântico.
O transmissor centelhador é simplesmente uma bobina de fio com uma diferença nele, para que um pulso elétrico momentâneo de tensão suficiente para saltar o fosso é aplicada. O comprimento do fio na bobina determina a frequência do sinal transmitido .
Para a recepção do sinal , Marconi utilizado um dispositivo designado por " coherer ", em que um par de eléctrodos em um tubo de vidro são separadas por limalhas . A bateria é ligada aos eléctrodos , assim como os terminais de uma grande antena de recepção , e um conjunto de auscultadores está colocado no circuito a partir da bateria . Sinais recebidos alterar a resistência elétrica das limalhas , e as mudanças resultantes na atual pode ser ouvido como cliques nos fones de ouvido.
Melhorias na tecnologia receptor
Durante o início de 1900, vários receptores de rádio melhorados foram desenvolvidos , incluindo regenerativos e superheterodyne receptores. Estes receptores tinha maior sensibilidade e selectividade do que as concepções anteriores , que melhoraram a capacidade de receber sinais fracos .
Um receptor regenerativo , um oscilador do tubo de vácuo é ajustado para a frequência do sinal recebido , de modo que ela se converte em áudio e amplifica as alterações no sinal que ocorrem quando o sinal é modulado ou digitados e desliga . O superheterodino difere pela mistura as saídas de dois ou mais osciladores que adicionar ou subtrair para chegar à freqüência do sinal recebido, em seguida, ampliando as mudanças moduladas no sinal .
Alta freqüência rádio
operadores de rádio amadores primeiros eram restritos a frequências acima de 1,5 MHz , que foram considerados sem valor. Através da experimentação , esses operadores logo descobriu skywave propagação de alta freqüência, em que os sinais foram refletidas pela ionosfera . A ionosfera é uma região da atmosfera superior que contém partículas ionizadas , que refletem as ondas de rádio abaixo uma freqüência que varia de acordo com a estação , hora do dia e da radiação do sol. Isso permitiu que as comunicações transatlânticas mais confiáveis do que a propagação groundwave de baixa freqüência que tinha sido usado antes.