A diferença mais importante entre RG5 e RG6 é a impedância ou a quantidade de oposição a cabo apresenta a um sinal na sua fonte. Expresso em " Z " ou ohms , que depende do tamanho do condutor central , o tipo de blindagem e a espessura e o material utilizado para o isolamento entre os dois . Para atender às especificações de RG5 , fabrica deve usar uma combinação de características de projeto que resulta em uma impedância de 50 ohms. Para RG6 , a impedância deve ser de 75 ohms.
Resposta de Freqüência
frequência de resposta , o que também depende das características de design , conta a quantidade de perda de um cabo coaxial tem pelo de uma determinada distância para diferentes frequências . Para todos os cabos coaxiais , perda aumenta com a frequência , e características de resposta variam de um fabricante para outro . Nem RG5 nem RG6 seria considerado ou cabo de baixa perda de alta ou . Ambos carregam sinais de corrente contínua ( DC ) de 0 hertz até 3.000 MHz , com uma perda por 100 metros de entre 3 e 7 dB a 400 MHz e entre 9 e 12 dB a 3.000 MHz . Folhas de especificação dos fabricantes mostram estatísticas de resposta de freqüência exatas.
Uso Geral
A maioria dos circuitos e componentes que usam cabo coaxial para o rádio amador tem uma impedância de 75 ohms . A menos que seu equipamento afirma especificamente de 50 ohms de impedância , você deve usar RG6 . Quando o equipamento especifica 50 ohms , use RG5 . A diferença de impedância do cabo pode criar a aparência de um melhor desempenho do sinal em situações isoladas , mas , nestes casos, a incompatibilidade provavelmente cria degradação do sinal em áreas não prontamente visíveis. Para melhores resultados, sempre corresponder à impedância do cabo ao equipamento que se conecta.
RG58 e RG59
Alguns usuários podem confundir as características de RG5 com RG58 e RG6 com desempenho RG59 . Ambos RG58 e RG59 só operam em freqüências de até 1.000 MHz com mais perda de RG5 e RG6 em frequências iguais . A principal diferença é que RG58 tem 50 ohms de impedância e RG59 tem 75 ohms. Se você estiver usando ou com sinais de entre 1.000 e 3.000 MHz ou o cabo de execução tem perda excessiva de frequência inferior a 1.000 MHz , tente substituir RG58 com RG5 para um melhor desempenho para os circuitos de 50 ohms e substituir RG59 com RG6 para circuitos de 75 ohms .