Para qualquer tipo de onda , frequência e comprimento de onda são inversamente proporcionais : quanto maior a freqüência , menor o comprimento de onda. As ondas de rádio são parte do espectro eletromagnético , assim como microondas, luz e raios-X . Para encontrar o comprimento de onda de qualquer tipo de radiação electromagnética , dividir a velocidade da luz pela frequência . As ondas de rádio , sendo de frequência relativamente baixa , têm comprimentos de onda longos , que variam de poucos centímetros a centenas de metros de comprimento .
Waveshape
As ondas de rádio têm uma forma de onda senoidal simples . A onda começa com um ponto de energia zero , aumenta gradualmente de um valor máximo, diminui de volta para zero , em seguida, para um máximo negativo , e de volta novamente a zero . Cada ponto zero é chamado de nó ; o máximo de pontos são ventres .
Fractional Wavelength
As antenas mais eficientes são ajustados para uma determinada freqüência , e são um comprimento de onda longo . Para ondas de rádio de muitos metros , este é um problema : você não pode atender a uma antena de 300 metros em um carro ou rádio portátil . Na maioria dos casos , utilizando uma antena de metade ou de um quarto de comprimento de onda é quase tão eficaz como uma onda inteiro. Mesmo uma antena de 75 metros é pedir muito de um rádio de bolso , no entanto. Para a música do consumidor, notícias e rádio esportes, projetistas de equipamentos eletrônicos feitos compromissos para fazer um trabalho de design compacto para a pessoa média.
Eficiência
eficiência torna-se mais importante com sinais fracos . Emissoras de rádio comerciais colocar sinais poderosos assim eficiência da antena é menos importante. Além disso, um receptor de rádio decente aumenta os sinais elétricos da antena . Por causa da combinação de sinais de transmissão de fortes e amplificação do sinal de rádio , um padrão de rádio fica perto com um curto , simples antena . Pelo menos para rádio comercial , conveniência e portabilidade ter precedência sobre a eficiência.