O circuito de transmissor de FM tem uma entrada que aceita sinais de áudio. Esses sinais podem vir de CD players, toca-fitas , microfones e outros equipamentos . A primeira fase no transmissor é um amplificador que aumenta o nível do sinal de áudio . O amplificador possui um controle de ganho que você ajuste para obter uma força de sinal possível .
Oscilador de alta freqüência
O coração do transmissor FM é um oscilador que produz um sinal de na faixa de transmissões de FM : 88,1-108,1 MHz . O oscilador gera uma onda portadora de FM . Os modula de entrada de áudio, ou mudanças , a frequência do oscilador up e para baixo. Um receptor de FM, sintonizada com freqüência principal do oscilador , detecta as mudanças de freqüência e recupera o sinal de áudio original.
Amplificador
O sinal de freqüência modulada do oscilador vai para um amplificador de potência de rádio-freqüência . A potência de transmissor de FM varia entre cerca de 100 miliwatts de dezenas de quilowatts . A, transmissor FM alimentado por bateria portátil, por exemplo, tem sob um watt de energia de frequência de rádio . Estações de FM comerciais de rádio têm amplificadores de potência que variam de alguns watts a mais de 20 kW .
Antena
amplificador de potência do transmissor envia seu sinal para a antena , que converte o sinalizar a ondas de rádio . O tamanho da antena , bem como a sua altura acima do solo , depende da aplicação . Uma antena de FM de baixa potência podem ser alguns centímetros de comprimento. Algumas antenas de transmissão comerciais de FM estão entre as estruturas mais altas do mundo , chegando a mais de 1.700 metros de altura.