Depois do interesse inicial demonstrado pelos descobridores europeus , surfe caiu em popularidade no Havaí , uma vez que foi colonizada por europeus e missionários . No entanto, nas duas primeiras décadas do século 20 , um homem havaiano chamado Duke Kahanamoku surgiu como um atleta de alto nível da natação e ganhou duas medalhas olímpicas de ouro para os Estados Unidos nos Jogos de 1912 e 1920 ele não era apenas um grande atleta , mas também um surfista maravilhoso. Suas façanhas no exterior e talento como um surfista levou para o esporte tornar-se popular novamente no Havaí. Duke Kahanamoku é justamente considerado o pai do surf moderno .
Mudanças a prancha projeto
Não eram apenas pessoas de Hawaii que começaram a ocupar a navegar novamente. Americanos , em particular , mostraram interesse . Este renovado interesse no surf levou a algumas importantes inovações no design e materiais das placas. No início, eles foram feitos a partir da madeira de árvores de pau-brasil . Em seguida , a partir da terceira década do século , as pessoas começaram a fazer pranchas de madeira balsa muito mais leve .
Os anos 1920 e os anos 1930
Depois de Duke Kahanamoku , o próximo grande surfista do século XX foi , sem dúvida, Tom Blake. Ele nasceu em Milwaukee, Wisconsin, em 1902 e um momento seminal na sua vida veio quando ele conheceu brevemente Duke Kahanamoku em 1920 em Detroit. Movendo-se primeiro para Santa Monica , Califórnia, e depois , em 1924, para o Havaí , Blake passou a mudar fundamentalmente a composição da prancha por esvaziar -lo e cobri-lo com uma camada fina de madeira. A prancha era agora muito mais rápido, e isso aumentou a sua popularidade. Tendo mostrado como o peso das placas poderia ser reduzido , Tom Blake reforçou ainda mais os adicionando uma barbatana em 1935 Isto aumentou a sua estabilidade e capacidade de manobra.
Da década de 1940 à década de 1980
durante a década de 1940 , os fabricantes introduziram fibra de vidro como um substituto para a madeira balsa . As vantagens com a utilização deste material incluído que surfboards seria tanto mais leve e impermeável. Espuma de poliuretano - introduzido em 1950 - significava a produção em massa , bem como uma maior flutuabilidade. Surfers ainda queria mais velocidade, então o comprimento era comumente reduzido para cerca de 6 metros . A partir deste ponto , desenhos foram constantemente melhorado - por exemplo, com um terceiro fin adicionado na década de 1980
Os anos de 1990 e além
Computer-aided design levou a . muitas mudanças e menores do projeto e alterações de composição na década de 1990 . Um dos mais importantes foi a introdução de um modelo com quatro barbatanas. Placas retro também fez um retorno nesta década , com maior comprimento e velocidades mais lentas para o surf mais confortável e relaxado . Na era moderna de inovação e design quase de tirar o fôlego , só se pode adivinhar onde design de pranchas vai. Independentemente de como pranchas de surf pode mudar , é a habilidade do surfista ea emoção de surf que sempre será fundamental .