Todos os arames eletrificados produzir um campo magnético que se irradia a partir do fio . Na maioria dos casos , o campo é fraco demais para ter qualquer efeito . Um campo magnético, pode ser concentrado por envolver o fio de forma concêntrica de modo que os campos de fios adjacentes sobrepõem-se , aumentando o seu poder . Envolvendo o fio ao redor de um núcleo de ferro ampliado o efeito dramaticamente.
Tensão
Um eletroímã só pode produzir um campo magnético quando a corrente passa através do fio . O calibre do fio determina a quantidade de corrente pode ser aplicada a um electroíman . O calibre do arame é o seu diâmetro . Bitola do fio é medida com números menores indicam tamanhos maiores. Fios maiores podem acomodar mais corrente elétrica .
Resistência Capacidade
fio de cobre , por exemplo, é um condutor extremamente eficiente de eletricidade, mas ainda tem alguns resistência ao fluxo eléctrico . Resistência gera calor. Quando um fio de tamanho adequado é usado para qualquer aplicação , a corrente usada no fio nunca se aproxima da capacidade de resistência do fio , o que poderia destruir o fio e todos os componentes conectados, e até mesmo iniciar um incêndio. Assim , o fio usado em eletroímãs varia de acordo com a quantidade de corrente o eletroímã é projetado para lidar . No entanto, há uma consideração adicional ao lidar com eletroímãs .
Picos de tensão
eletroímãs são indutores , o que significa que a eletricidade é armazenada nos enrolamentos de um ímã. As alterações bruscas de corrente - incluindo simplesmente girando o eletroímã off - pode causar um grande pico de tensão , como as descargas atuais. Existem várias formas de atenuar a descarga desta energia armazenada , como um capacitor projetado para armazenar o excesso de energia . A bitola do fio em seu eletroímã deve ser capaz de suportar não apenas o atual pretende fluir através dele , mas a descarga potencial de indução elétrica.