Um transistor é um componente de três terminais feita de três lascas de silício tratados , pressionadas juntas , formando duas ligações entre eles. Cada terminal tem uma função distinta no dispositivo ; os três são nomeados na base , o coletor eo emissor . Uma corrente que flui através da base e emissor terminais controla o fluxo entre o emissor e o colector . Quando nenhuma corrente flui através do par base-emissor , o par de emissor - colector também não tem fluxo ; este estado é chamado de ponto de corte . Quando a corrente máxima flui através do transistor , que está em saturação . Os dois estados extremos representam o que um switch faz, transformando atual totalmente ligado ou desligado. Ao contrário de um switch, um transistor opera também entre os estados ligado e desligado , o controle atual em quantidades variáveis.
Energia e Eficiência
Transistores fazer interruptores mais eficientes do que os amplificadores . Quando estiver em pleno ligado ou desligado , o próprio dispositivo utiliza pouca energia. Por outro lado , um amplificador de um único transistor , chamado de amplificador classe A, usa mais energia do que proporciona . Por exemplo, um amplificador de áudio classe A consome 10 watts de potência de uma bateria . De que 10 watts , ele envia apenas 2 watts a um altifalante . Usa -se os outros 8 watts agindo como um controle de corrente , transformando a energia em calor e aquecendo o transistor.
Preconceito e emparelhamento
Os controles de transistores atual, mas apenas em corrente contínua ou corrente em movimento em uma direção. Isso geralmente é bom para switches, mas cria um problema para amplificar sinais. Os sinais são de corrente alternada ou de corrente alternada - eles fluem e para trás em duas direções. Para resolver este problema , os projetistas de circuitos pode tomar uma de duas abordagens básicas. Eles viés de base e emissor terminais do transistor com uma tensão de modo que o fluxo de vai-e -vem permanece positivo ou negativo o tempo todo e nunca cruza a marca zero. Alternativamente , uma concepção utiliza vários transistores , algumas das quais amplificar a metade positiva de um sinal , os outros amplificar a metade negativa . Enquanto mais complicado do que um amplificador single- transistor , este acaba por ser mais eficiente.
Classe D Amplificador
Alguns amplificadores de áudio transistorizados modernos usam o transistor em sua mais modo de comutação eficiente ; estes são chamados de Classe D. Normalmente, fazendo isso resulta em distorção extrema , mas estes amplificadores empregam um truque: eles trocam a velocidades muito mais altas do que o ouvido humano pode ouvir, e a freqüência de comutação tem de áudio sobreposta. Embora complexo , estes projetos têm boa eficiência energética , funcionando legal ao enviar centenas de watts para os alto-falantes .