Software para controlar os movimentos do robô toma a forma de operações de motor de baixo nível e de coordenação de alto nível. Muitos robôs utilizam motores de passo como fonte básica de energia mecânica . Os motores de passo são ideais para controle de computador, como eles operam em pulsos eletrônicos . Cada etapa tem um pulso a partir do computador , e é preciso um determinado número de passos para ligar o eixo do motor de 360 graus. Software facilmente controla a velocidade do motor e direção, permitindo que o movimento preciso de braços , rodas e outras peças móveis .
Além movimento raw , os robôs mais complexos exigem a coordenação de vários motores , como acontece com um multi- rodas rover . Um programa de software simples impulsiona cada roda , e um mais complexo supervisiona todas as rodas . Para virar à direita, por exemplo, o programa de mestrado é executado as rodas esquerdas mais rápido do que as mais acertadas. Para ligar no lugar, o software executa as rodas esquerda para a frente e as rodas direita para trás na mesma velocidade .
Reconhecimento de Imagem e Navegação
Um robô precisa ser capaz para navegar pelos seus arredores , evitando as paredes e obstáculos. Software de reconhecimento de imagem processa um sinal de vídeo de uma câmera digital e detecta as bordas dos objetos . Com duas câmeras , o software detecta profundidade e estimativas distância . Software
A navegação é mais um programa que leva informações de reconhecimento de imagem e utiliza -lo para gerenciar o movimento de um robô. Se o reconhecimento de imagem detecta um obstáculo , por exemplo , ele informa o software de movimento para iniciar a direcção em torno dele . O software de navegação monitora continuamente o progresso do robô em torno do obstáculo até que seu caminho se torna claro.
Comando Processamento
Nenhum robô é completamente autônoma. Todos eles têm formas de receber comandos a partir de um operador, e isso requer software para processar a entrada. Um programa tem uma lista de comandos que o robô entende , como ligar, desligar , seguir em frente e levantar um objeto. Este programa se comunica com o outro software que gerencia os detalhes dessas ações no robô. O software recebe os comandos , um comando de voz controlador de rádio ou teclado , e armazena os comandos conjuntos como de ações predefinidos .
Diagnóstico
Quando o robô desenvolve um problema, tal como um motor presa , software de diagnóstico exibe um código de mensagem ou , dando as pistas operador quanto à origem da falha . O software pode ter um modo " limp home " , permitindo que o robô para continuar a funcionar com a parte falhou, mas ainda realizar uma tarefa crítica até que os reparos alguém de TI. Diagnostics também podem ter modos " exercício ", projetado para demonstrar ou teste que várias partes do robô funciona. Para um robô com rodas, o modo de exercício pode ter o rolo de robô para a frente um pé , um pé para trás e girar em círculos. Um robô com uma mão manipuladora demonstra todos os movimentos de que a mão é capaz.