A invenção do tubo de vácuo no início de 1900 , levou ao desenvolvimento de amplificadores de rádio , áudio e outros fins . Na década de 1940 , cientistas da Bell Laboratories desenvolveu uma teoria geral da amplificação com feedback, abrindo a porta para amplificadores operacionais de uso geral com base em tubos de vácuo . Nos anos 1950 e 60, os circuitos transistorizados mais compactos e eficientes em termos energéticos começaram a substituir os tubos de vácuo em projetos de amp op . Nos anos 1960 e 70, amplificadores operacionais tomou a forma de circuitos integrados , ou CIs , combinando muitos transistores em um único dispositivo. Desde então, a maioria dos projetos amp op foram ICs .
Descrição
O amplificador operacional do circuito integrado é um dispositivo único com um plástico ou corpo cerâmico cerca de um centímetro de tamanho . O amp op tem pinos oito fios ligados ao corpo , levando a energia elétrica e os sinais para , e de, no circuito. Dependendo do dispositivo , um pacote de oito pinos podem conter um ou dois amplificadores operacionais separadas . Pacotes com quatro amplificadores operacionais também são comuns , embora sejam um pouco maiores e têm mais pinos .
Use
Muitos circuitos eletrônicos utilizados em televisão, rádio e áudio têm projetos ativos ; isto é , eles usam amplificadores para aumentar o ganho de sinais . Componentes passivos , tais como capacitores e resistores, também afetam os sinais , mas eles não podem amplificar . Com amplificação, circuitos podem executar tarefas complexas e úteis, tais como geração e condicionamento de sinal. Ao invés de adicionar centenas de transistores, resistores e capacitores para um circuito já complexa, um designer de produtos eletrônicos pode usar alguns amplificadores operacionais para produzir convenientemente ganho de onde ela é necessária . Além de simples amplificação de sinais , amplificadores operacionais formam o núcleo de circuitos como osciladores e filtros. amplificadores operacionais também realizar operações de adição , subtração e outras operações matemáticas sobre tensões , dando o designer de controle sofisticado sobre sinais.
características eletrônicas
Um amp op segue algumas regras simples . Os sinais aplicados à sua entrada não inversora aparecer com a mesma polaridade na saída ; quem vai para a entrada inversora, ter a sua polaridade invertida . O amp op muda sua saída até que as tensões em sua partida de duas entradas . As entradas desenhar sem quantidades apreciáveis de corrente , o que significa que um amplificador operacional pode processar sinais que têm potência muito baixa . Alguns amplificadores operacionais , como o 741 , exigem uma fonte de alimentação bipolar com conexões positivas , negativas e terrestres. Outros, como o 358 , pode ser executado em uma tensão positiva e terra.