Um assistente muitas vezes pode apresentar-se como um guru ou expert em magia em um conto de fadas , tornando-se alguém que possui uma grande quantidade de conhecimento . Devido a isso, o assistente é , por vezes, a pessoa outros personagens recorrer em momentos de dificuldade , esperando que os seus problemas podem ser resolvidos por meio de magia . Um exemplo inclui assistente lendário Merlin na legenda Camelot.
Vilão
Às vezes o assistente em um conto de fadas não é um personagem simpático , e ele pode ser a principal antagonista para protagonista da história. Quando um assistente é o vilão em um conto de fadas , muitas vezes ele usa magia negra para impedir ou dificultar o herói da história de cumprir um determinado objetivo . Às vezes, essa magia negra deve ser combatido com algum tipo de magia boa para quebrar um feitiço. Isto pode ser visto no conto de fadas " Rumpelstiltskin ".
Mentor
Um assistente pode ser um mentor para o personagem principal da história , ensinando a chumbo herói certas habilidades ou lições que ele precisa para completar uma missão que lhe estava . Às vezes, o personagem principal treina com o assistente por um longo período de tempo antes de se tornar forte o suficiente a si mesmo para continuar sozinho. Merlin também realiza esse papel na lenda de Camelot .
Confidante
A confidente de uma história é a pessoa que o personagem principal confia os seus segredos. Um mago , por vezes, pode jogar confidente quando há um mistério na história que só o assistente eo herói saber sobre Um exemplo disso pode ser visto entre Harry Potter e Dumbledore na série "Harry Potter" .