fotografias de qualquer tipo e material, a partir do início Dagerreotype para impressões digitais de hoje , estão sujeitos a deterioração quando o processo químico complexo que criou as imagens entra em contato prolongado com luz , umidade, poluentes ambientais ou simplesmente contato humano. Os principais culpados da decadência em fotografias são o ácido e lignina em produtos de papel à base de madeira , que causam descoloração e desintegração ao longo do tempo .
Prevenção /solução
papel sem ácido e plástico preservar fotos decadência
armazenamento adequado , utilizando suprimentos livre de ácidos, tais como papel, álbuns e caixas podem prolongar a vida dessas fotos da escola, as memórias das férias e imagens familiares. Estes produtos são anunciados como " acid-free ", " livre de lignina ", ou " qualidade arquivística " " foto - seguro" e pode ser encontrado no passatempo, ofício , material de escritório e papelarias , bem como através de artesanato e produtos de papel sites .
Arquivistas recomendo armazenar fotos em papel livre de ácido ou luvas plásticas que são deitadas em caixas também feitos de um material livre de ácido . Se o usuário preferir álbuns de fotos , eles devem ser fabricados com materiais que são seguros para o armazenamento de longo prazo de fotografias.
Ciência
produtos sem ácido tem um pH neutro
a acidez é medida pelo pH , uma fórmula científica que varia de 0 a 14, com um pH de 7 considerado neutro . Água destilada pura é considerado neutro . Um pH inferior a 7 é ácida e um pH maior do que 7 é chamado alcalina ou básica . Por exemplo , o ácido da bateria tem um pH de 0 e o pH do vinagre é 3 . No outro extremo da escala , o leite de magnésia tem um pH de cerca de 11 e de água sanitária se aproxima de um pH de 13 .
Ácido livre de papel e produtos de armazenamento são tratados com um agente de tamponamento para neutralizar o processamento e ácidos que ocorrem naturalmente . Os produtos resultantes possuem um pH neutro de 7 a 9,5 e que não danificam fotografias durante o armazenamento . Museus, bibliotecas e universidades têm usado com sucesso produtos livres de ácido para proteger documentos históricos, bem como imagens fotográficas.
História
Hercules Inc., uma empresa química Delaware, na década de 1950 desenvolveu o processo para criar produtos de papel livre de ácidos. Mas não foi até 1984 que os padrões foram desenvolvidos para o uso de papel livre de ácido , principalmente em materiais de bibliotecas . Hoje, amadores e fotógrafos profissionais , amadores scrapbook, curadores de museus e da Biblioteca do Congresso dos EUA usar produtos livres de ácido para seu armazenamento fotografia e preservação.
Considerações
Não todos os produtos livres de ácido fornecer a mesma proteção para fotografias. Para coleções premiadas , imagens que já têm algum dano ou fotos que necessitam de tratamento e cuidados especiais , olhar para os produtos que estão marcados como " foto-seguro " ou " qualidade de arquivo. "