Sir Isaac Newton desenvolveu o primeiro conceito de um motor de avião , no século XVIII . Ele percebeu que uma grande explosão para a parte traseira de um motor iria gerar força suficiente para empurrá-lo para a frente em alta velocidade. Houve várias tentativas de construir um avião auto-propelido ao longo do próximo século , mas muito poucos foram bem sucedidos até que os irmãos Wright fizeram seu vôo 1903 famoso no Wright Flyer I. O Flyer foi alimentado por um motor de combustão interna em linha que girava duas hélices . Este continua a ser o principal tipo de motor de avião até o motor a jato foi desenvolvido em 1930.
Turbocompressores
Durante a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos precisavam de uma maneira de aumentar a potência de um motor de avião padrão. General Electric conseguiu o contrato para desenvolver primeiro turbochargers do país , depois de vencer uma manifestação contra os seus concorrentes em 1917. O turbocompressor que os aviões norte-americanos a voar a uma altitude mais elevada e têm mais peso do que era possível anteriormente com motores de combustão interna regulares.
motores turboélice
turboélice motores de potência muitos tipos de aeronaves civis . Uma turbina de gás gira a alta velocidade , transformando uma hélice enquanto gira . As hélices em motores turbo-hélice modernos têm um diâmetro mais pequeno e mais pás do que os seus primeiros antecessores . Este projeto permite a operação otimizada em altas velocidades.
Os motores primeiro jato
Há alguma disputa sobre quem realmente inventou o primeiro motor de avião a jato. Frank Whittle na Inglaterra e Hans von Ohain na Alemanha trabalharam de forma independente um do outro e ambos desenvolveram seus próprios motores a jato durante a década de 1930 . Pode ter sido Von Ohain que construiu o primeiro motor operacional, mas Whittle foi a primeira a receber uma patente para a invenção , a declaração de que , em 1930.
Primeiro Jet motor de avião da América
general Electric foi novamente responsável por uma grande inovação no design americano motor de avião durante a Segunda Guerra Mundial. Usando motor a jato de Frank Whittle como um protótipo , a GE produziu o seu motor de IA em 1942. Ao longo dos próximos dois anos, o projeto do motor foi submetido a melhoria , passando de £ 1.250 de empuxo a 4.000 libras de empuxo com o motor a jato J33 .