Determinar a velocidade do vento usando um medidor de vento, que irá fornecer uma medida cientificamente precisas, ou a escala de vento Beaufort . Na maioria dos barcos e aviões , o medidor de vento é instalado no painel de instrumentos com outros instrumentos de navegação (tais como o medidor de nó e de um medidor de profundidade ) e exibe a velocidade do vento com uma agulha que se move ao longo de uma ligação numerados , da mesma maneira que um velocímetro mostra a velocidade de um carro em movimento. A escala de vento Beaufort calcula a velocidade do vento com base no efeito do vento sobre os fatores externos, como o movimento de galhos de árvores , fumaça de chaminé e ondas do mar. Se, por exemplo , a superfície do oceano é suave e fumo da chaminé sobe em linha reta no ar, a velocidade do vento é inferior a um nó eo vento é descrita como " calma ". Se , por outro lado , os grandes galhos de árvores estão se movendo e as ondas são entre 8 a 13 metros de altura , o vento é de 22 a 27 nós e é descrito como uma " brisa forte . " A escala de Beaufort tem 12 graduações , terminando quando o vento sopra em mais de 64 nós - um furacão oficial. Uma versão completa da escala está disponível , gratuitamente , a partir do Oceanográfico e Aeronautic Association Nacional.
2
Determine o ângulo em que o vento se cruza com a direcção da viagem . Use um círculo de 360 graus , com o Norte como grau 0 . Por exemplo, se você estiver viajando em direção a um porto localizado a 270 graus , o porto fica a oeste , ou 3/4 do caminho ao redor do círculo . Quando o vento sopra " de 90 graus ", ele está soprando diretamente "fora de ", ou de, a leste.
3
Calcule o ângulo em que o vento se cruza com a direcção da viagem usando sua bússola . Calcular a diferença entre o ângulo da direção de sua viagem ( por exemplo uma pista localizada a 270 graus , ou oeste ) ea direção da fonte de corrente do vento ( dizer 315 graus, ou noroeste ) . Por exemplo, um destino em 270 graus com o vento de 315 graus significa um ângulo de vento cruzado de 315 menos 270 , ou 45 graus.
Você pode determinar aproximadamente esse número sem uma bússola através da estimativa do ângulo criado quando você aponta um braço na direção do vento e outro na direção de viagem . Você saberá que você está olhando diretamente para o vento quando você sente uma brisa soprando nas cavidades de ambos os ouvidos.
4
Multiplique a velocidade do vento real pelo seno do ângulo em que as cruza vento com a linha de viagem . Este número é a velocidade do vento cruzado . O seno é a função matemática de um ângulo. Ele é utilizado para determinar a distância do eixo Y , ou " aumentar" de uma linha que se estende para fora a partir de um ângulo particular. A maioria das calculadoras têm um botão para calcular seno .