fator de carga máxima , também conhecido como "fator de limite de carga " ou " fator de carga instantânea ", representa a tensão máxima que pode ser colocada na fuselagem por um curto período de tempo - - na ordem de alguns segundos . Para uma aeronave de ataque , isso pode representar manobras evasivas tomadas em resposta a uma ameaça imediata , ou a retirada , no final de uma corrida de ataque de bombardeio de mergulho. Fatores de carga limite são altas e, geralmente, não é sustentável --- causam fadiga à estrutura e sangrar energia disponível rapidamente.
Sustentado Load Factor
fator de carga sustentada , por outro lado, representa a tensão que pode ser colocado sobre a célula ao longo de um período prolongado de tempo --- limitado pela energia descarregada na manobra . Aviões de combate dependem de fator de carga sustentada quando envolvidos em " manobras de combate aéreo ", também conhecido como " briga de cães " --- tentar obter a vantagem em relação à outra aeronave . Em encontros íntimos , onde mísseis de longo alcance têm diminuído a eficácia ou não pode ser empregado , aeronave com um fator de carga sustentada superior são geralmente propensos a sair vitorioso .
Fatores de carga e agilidade
Quando uma aeronave muda de direção , o vetor de elevador também é alterado --- as asas estão tentando puxar a aeronave ao longo de um curso diferente do que a inércia seria mantê -lo. Isso coloca pressão sobre a fuselagem , o que significa que as taxas de ocupação , tanto limite e sustentada , estão intimamente ligados à agilidade de uma aeronave . "Agilidade Transient " --- manobra uma aeronave pode realizar por um ou três segundos --- está relacionado ao fator de carga máxima . Fator de carga sustentada , em combinação com o arrastar e potência da aeronave , está ligada a "agilidade funcional ", que refere-se a movimentos de uma aeronave pode executar para até 20 segundos .
Fatores de carga e aviões de ataque
Devido ao aumento da agilidade, aeronaves de ataque tendem a ter taxas de ocupação mais elevadas do que design de aeronaves comerciais . Carga de projeto de aeronaves comerciais é um ato de equilíbrio entre fazer a luz estrutura e dando-lhe força suficiente para transportar grandes quantidades de carga. Por este motivo, a FAA sugere que aviões comerciais deve ter um fator de carga limite de 2,5 a 3,8 g . Por outro lado, o A-10 Thunderbolt, uma aeronave de ataque norte-americano, tem um fator de carga limite de 5,0 g , e um fator de carga de 3,26 g sustentado .