Procure por linhas de contorno em cartas seccionais . As linhas de contorno , familiar a partir de cartas topográficas caminhantes e campistas usar, também aparecem em cartas seccionais para descrever mudanças na elevação do terreno . O padrão das linhas eo espaçamento entre elas representam ganho de elevação do terreno ou perda. Contornos amplamente espaçados indicam encostas suaves , enquanto contornos espaçadas bem juntos indicam terreno íngreme com forte aumento de altitude.
2
Observe a sombra das montanhas e dos vales. Relevo protegido representa visualmente mudanças na elevação do terreno como eles aparecem , se visto do ar . Técnicas de cartografia aplicar sombreamento para colinas e montanhas sobre as seletivas para representar a elevação relativa e declividade . O olho percebe o grau de elevação e inclinação de acordo com a profundidade ea quantidade de sombreamento em colinas, vales e montanhas.
3
Preste atenção às cores de gráficos seccionais de fundo. Tonalidades de cor que se sobrepõem sobre as áreas de corte indicam áreas gerais de elevação do terreno . Luz matizes verdes representam as menores elevações de terra e tons castanhos escuros representam o mais alto.
4
Fique de olho no MEF . A máxima elevação Figure ( MEF ) em cartas seccionais é um número que representa a maior elevação em qualquer quadrante. O cálculo MEF leva a maior elevação de terreno acima do nível médio do mar no quadrante e adiciona um possível fator de erro (geralmente 100 pés ), mais um subsídio de 200 metros para artificial ou objetos naturais como árvores que podem se projetam verticalmente acima do terreno. O total de rodadas de folga para os próximos cem pés mais elevados . O MEF aparece no Seccionais como um número de fonte grande de cor representando milhares de metros , seguido de um número de fonte menor que representa centenas de metros . Uma MEF expressa como grande fonte 2, seguido de fonte menor 5 indica elevação máxima do terreno (mais um subsídio para os obstáculos artificiais ) é de 2.500 pés.