Identificar a madeira usada para fazer os móveis . Por exemplo, William Savery era um conhecido fabricante de móveis de Filadélfia , no século 18 . Ele fez armários e cadeiras principalmente de noz. Além disso, a maioria dos móveis remanescente dos séculos 16 e 17 é feita de carvalho .
2
Note a espessura do verniz . Folheados foram cerca de um sexto de uma polegada de espessura , até sobre o início do século 19 . Por volta de 1830 , facetas foram cortados cerca de metade da espessura. Perto do final do século, o uso de lâminas operados por máquinas resultou em ainda mais finas folheados, mais suaves.
3
Olhe para os sinais de idade na madeira. Madeira tende a diminuir à medida que envelhece , e rachaduras podem resultar da contração. Wood também desenvolve uma cor de superfície ao longo do tempo conhecido como a sua pátina , que vem da madeira a ser tratada e polida.
4
Examine a construção do mobiliário. Gavetas de madeira podem ser unidos por cauda de andorinha construção em que as cunhas estão aptos a correspondente secções recortadas . Gavetas construídos com quatro encaixes de cada lado podem indicar a peça foi feita após a década de 1750 . Móveis feitos no final do século 19 pode ter gavetas acompanhado por até sete encaixes de cada lado.
5
Considere se a forma da peça corresponde com a sua finalidade eo estilo predominante do período em que era presumivelmente feito . Livros de estudo sobre antiguidades e coleções de museus para se familiarizar com os estilos de mobiliário.
6
Entenda que como uma peça é estofado não é necessariamente um bom indicador de sua idade. Têxteis originais muitas vezes não ter sobrevivido intacta , especialmente nos primeiros peças de mobiliário. Um pedaço recobrido que mantém a sua pátina e outras características podem ainda ser uma antiguidade valiosa.