madeira petrificada tipicamente remonta milhões de anos, do período Cretáceo ( que mede de 65 a 145 milhões de anos atrás) , quando os dinossauros foram extintos , e , já em período Triássico (cerca de 199 milhões anos atrás).
Condições
Normalmente, a madeira foi enterrado no sedimento úmido , com abundância de minerais, mas pouco oxigênio ou bactérias ( que contribuem para apodrecimento ) . Frequentemente, estes sedimentos contidos cinza vulcânica rica em carbono . O carbono é um contribuinte para as cores de madeira petrificada e cinzas vulcânicas é uma fonte de sílica, um dos minerais que contribui para o processo de fossilização .
Estrutura
não há madeira deixado no que chamamos de madeira petrificada . Ao longo do tempo , minerais cristalizar dentro da estrutura celular da madeira , deixando de quartzo rígido no local do material orgânico .
Significância
Fossilização de material macio, como carne , madeira e plantas , é raro.
fósseis orgânicos, formados a partir de carne e plantas, são raros. O que parecem ser fósseis de plantas são realmente apenas as impressões das plantas - a planta real já apodreceu . A madeira petrificada é possível porque uma árvore densa pode sobreviver ao processo de fossilização de uma forma que uma proposta, planta de folhas não pode .
Localização
Os mais ricos depósitos de madeira fossilizada são localizada nos Estados Unidos , mais especificamente no Arizona ( casa do Parque Nacional da Floresta Petrificada ), Califórnia , Estado de Washington e Colorado. Alguns depósitos existe na África e na China, mas não ao ponto encontrado em os EUA , onde a madeira petrificada é abundante o suficiente para ser vendido como souvenir .