Oligoelementos em safiras , como o titânio ou cromo, pode levá-los a aparecer cores diferentes. Safiras amarelas Naturalmente são freqüentemente causadas por traços de ferro , além de corindo , o principal mineral em safiras. Concentrações de ferro mais elevados geralmente resultam em uma safira amarela mais altamente saturadas.
Irradiação
Safiras também pode transformar uma cor amarela através de baixos níveis de radiação , seja naturalmente ou lab- induzida . Embora essas safiras irradiados não são conhecidos por causar danos aos seres humanos através do contato , sua cor desbota com o tempo, especialmente quando expostos ao calor e à luz.
Temperatura
pode ajudar a dissolver algumas impurezas e pode ajudar a melhorar a cor e melhorar a clareza. Este tratamento térmico pode produzir um amarelo mais vibrante do que a maioria das safiras amarelas naturais. Estas safiras , no entanto, são menos valioso do que comparativamente saturadas , safiras unenhanced .
Tratamento Difusão
tratamento Difusão é uma outra forma , mais controversa de tratamento térmico , no qual o elemento berílio é adicionado à safira amarela para reduzir reflexos azuis e para produzir uma cor amarela mais vibrante. No entanto, porque este processo em laboratório envolve a alteração da composição da safira, safiras submetidos a este método, não importa o quão vibrante seus amarelos são , são geralmente considerados muito menos valioso.