Hematita tem um brilho metálico natural semelhante à de mercúrio líquido . Mesmo sem o polimento , a superfície de um hematite pode ter brilho suficiente para reflectir as imagens . Enquanto a superfície pode ter imperfeições ou formas incomuns , ainda brilha com uma intensidade metálico que , pelo menos, pega leve . Na sua forma botryoidal (o que significa a forma de um cacho de uvas ) a hematita capta luz em padrões circulares , enquanto que na sua forma cristalina que capta luz em formas e linhas retangulares.
Vermelhidão
o nome " hematite " vem da palavra grega " Haima " que significa " sangue", devido ao teor de ferro avermelhado da hematita. Quando esfregada contra uma superfície dura , de cor clara , hematita deixa para trás um traço distintivo vermelho . Esfregando a hematite potencial contra a traseira de uma telha cerâmica banheiro pode identificá-lo rapidamente como hematita se deixa uma mancha vermelha . Esta raia vermelha fez com que os antigos egípcios a prêmio hematita, mesmo escrevendo inscrições em textos importantes com hematita. Hematita também assume uma cor vermelho escuro quando pulverizado em pó .
Forma
Hematita pode assumir diferentes formas dependendo de sua localização da descoberta. Pequenas pedras de hematita pode ocorrer em camadas de litros ou chert mas belos exemplares costumam ter formas botryoidal ou cristalinas. Formas botryoidal se assemelham a um cacho de uvas ou bolhas , como a hematita formada em aglomerados esféricos ao longo do tempo . Formações de hematita cristalina têm apontado , stalactitic (como uma estalactite , ) formas geométricas que se projetam para fora em todas as direções . Ambas as formas botryoidal e cristalinas de hematita têm o maior valor para colecionadores.
Ocorrência
hematita ocorre em uma variedade de locais em sedimentares , ígneas e metamórficas . As rochas sedimentares têm, geralmente, os maiores e mais valiosos depósitos de hematita . Estes depósitos formam nos sedimentos como minerais ricos em ferro se tornam resistiu ao tempo e pressão. Hematita precipita em rocha sedimentar principalmente através de lagos e mares através de ambos os processos químicos e orgânicos. Hematita ocorre em rochas metamórficas criados por sedimentos ricos em ferro . Também ocorre como pequenos grãos em granito ou como cristais geralmente encontrados em quartzo . Esta forma cristalina em quartzo foi depositado pelo gás vulcânico e líquidos extremamente altas temperaturas. Hematita pode ocorrer como pequenos pedaços ou " inclusões " em vários outros minerais.