Rochas intrusivas são rochas ígneas que solidificam abaixo da superfície da terra. Sete quilômetros abaixo da superfície da rocha da Terra é semi- plástico , onde a temperatura é de 1.500 graus Fahrenheit ea pressão £ 50.000 por polegada quadrada. Quando as rochas solidificar sob tais condições que o façam sem e poros ou fissuras e são completamente não permeável à água. Talvez o melhor exemplo de uma rocha ígnea intrusiva não permeável é de granito , que constitui o núcleo da maioria das grandes cadeias de montanhas.
Extrusivas rochas ígneas
rochas extrusivas são rochas ígneas que tenham arrefecido e endurecido acima da superfície da terra . Estas rochas são formadas como resultado de lava líquida de vir para a superfície da terra em vulcões em erupção . Quando a lava solidifica na superfície da terra , geralmente, forma uma rocha não permeável , como obsidiana ou riolito , embora uma exceção a isso é pedra-pomes . Basalto é um exemplo de lava que solidificou sob o oceano .
Rochas metamórficas
As rochas metamórficas são rochas que sofreram uma mudança devido ao calor, pressão ou penetração de líquidos em outras rochas. Ígneas, sedimentares ou metamórficas anteriores podem sofrer mais metamorfismo. Nem todas as rochas metamórficas são não permeável ; sua permeabilidade depende de suas rochas -mães e as condições de metamorfismo. Exemplos de rochas metamórficas não permeável são o mármore, quartzito , ardósia, gnaisse e carvão antracito .
Rochas sedimentares
De longe a maioria das rochas sedimentares são permeáveis à água, incluindo tais rochas comuns como giz, calcário e arenito . No entanto, existem algumas excepções , nomeadamente âmbar ou succinite . O calcário é uma rocha em que a permeabilidade varia de um lugar para outro. De um modo geral , o calcário é permeável , embora haja grandes depósitos de calcário que são essencialmente não permeável , devido às condições de sua formação.